domingo, 3 de julho de 2011

Santo do Mês



Santa Rita de Cássia
                 
                  Santa Rita de Cássia nasceu em 22 de maio de 1381, em Rocca  Porena ,um pequeno povoado de Cascia na Itália . Filha de Antônio Mancini e Amata Serri, Seu nascimento foi um grande milagre, pois seus pais já eram de idade. Eles eram analfabetos, mas deram a ela uma grande formação religiosa. Para Rita seu único livro era o crucifixo.
                  Rita sempre quis consagrar sua vida a Deus, porém seus pais lhe arranjaram um casamento. Obediente, como sempre, ela seguiu a vontade dos pais. Seu marido era violento e envolvido em crimes.  Teve dois filhos. Estes, depois do assassinato do pai alimentaram uma vingança. Sabendo disso, Rita rezou pedindo que não queria que seus filhos  se perdessem. Em menos de um ano eles adoeceram e morreram.
Sozinha no mundo, Rita decidiu entrar no mosteiro de Santa Maria Madalena, mas não foi aceita. Um dia, em profunda oração, foi levada pelos santos: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau Tolentino para dentro do convento. Ao amanhecer, as religiosas agostinianas ficaram estupefatas ao verem Rita, na capela do convento, rezando, sendo que a porta estava fechada. Diante disso, Rita foi aceita no convento.
La foi testada sua obediência tendo regar um galho seco, que numa manha havia se convertido em uma videira com flores e deu uvas que se usaram para o vinho sacramental. Desde este dia segue dando uvas.
 Rita meditava e exercitava-se na contemplação dos mistérios da Paixão e Morte de Jesus; a tanto chegou o seu amor na consideração das dores de Jesus que, um dia, prostrada aos pés do Crucificado, pediu amorosamente ao Senhor que lhe fizesse sentir um pouco daquela imensa dor que Ele havia sofrido pregado na cruz.
     Da coroa que cingia a cabeça da imagem do Redentor, desprendeu-se um espinho, que se cravou na fronte da Santa. Por causa  do mau cheiro de sua estigma ficou isolada por 15 anos. Nesse período redobrou suas orações adorações e jejuns.
Um fato marcante   de sua vida é a realização  do milagre das rosas e figos, tão conhecido dos devotos de Santa Rita. Santa Rita conheceu o sofrimento e em tudo cresceu em caridade e confiança em Deus.
Rita faleceu no mesmo dia e mês em que nasceu,  com  76 anos de idade. Seu corpo inexplicavelmente permanece intacto até hoje, no Santuário de Santa Rita em Cascia, na Itália.
Foi canonizada - declarada santa - pelo Papa Leão XIII, em 1900. Muitos fatos extraordinários e milagres de Deus são atribuídos à intercessão de Santa Rita, conhecida como a santa dos impossíveis (do livro: Santa Rita de Cássia - Luíz de Marchi - Ed. Paulus - 126 p.).
Não existem livros, cartas ou diários escritos por Santa Rita. A sua mensagem provém de sua vida simples e heroica. Santa Rita é uma grande evangelizadora. Ela não anuncia a si mesma, mas o Senhor Jesus e a força do seu Mistério Pascal de cruz e Ressurreição.

Marcelo José de Melo

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário