domingo, 3 de julho de 2011

Sacramentos e Sacramentais




              Que é Sacramento? - Do latim “sacramentum”  corresponde a “mysterium”, em  grego. Mistério no sentido de um amor tão grande que não podemos atingir totalmente.
Etimologicamente, é  um termo composto de duas palavras: sacra = que quer dizer coisas sagradas e mentum = é uma flexão do verbo memorare, lembrar. Assim, seria: lembrando coisas sagradas, lembrando o misterioso amor de Deus.
Sacramento é sempre um encontro com Cristo, através de um sinal. Sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para produzir a graça em nossas almas e santificá-las . CDC ( Cân. 840)
O Concílio de Trento ( 1547) definiu que os Sacramentos são sete.  São sete os sinais do amor. Sete é sinal de perfeição , de união com Deus: 4 ( mundo – quatro pontos cardeais) + 3                                              ( Divino – Trindade)   Jesus é o primeiro e maior Sacramento de Deus. A Igreja é Sacramento de Jesus.
Iniciação Cristã: Batismo ( Mt 28, 19) faz-nos filhos de Deus em Jesus. Confirmação ( lc 24, 29)   – confirma nossa condição de cristão.- Eucaristia: ( Jo 6, 51. 54. 56) – Alimento- Pão da Vida.
Cura: Unção dos Enfermos  ( Tg 5, 14s ) Doença e morte.  Penitência ( Lc 15, 11s ) , ( Mt 16,19)Reconciliação com Deus e irmãos
Serviços: Ordem ( Jo 21, 15-19) – consagra para o serviço á comunidade. Matrimônio – ( Mt 19, 5-6) – Santifica o amor e a família.
Que são Sacramentais?: sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida. Entre os sacramentais, ocupam lugar destacado as bênção: de pessoas, da mesa, de objetos religiosos e lugares. Compreendem ao mesmo tempo o louvor a Deus por suas obras e seus dons e a intercessão da Igreja, a fim de que os homens possam fazer uso dos dons de Deus segundo o Espírito do Evangelho.


Kelânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário