domingo, 3 de julho de 2011

Mulheres na Bíblia - Míriã (Maria)

Míriã (Maria)


   

    Filha de Amrão e Jocabed , irmã de Aarão e Moisés.
        Foi uma das grandes mulheres da bíblia. Miriã foi instrumento de Deus para salvar a vida de Moisés, pois o rei do Egito havia decretado que todos bebês do sexo masculino deveriam ser mortos.
                  A mãe de Miriã, tentando salvar seu filho, colocou o menino dentro de um cesto e o levou para beira do rio. Naquele momento de tensão e perigo Miriã, corajosamente, postou-se à margem do rio cuidando do bebê, à distância. Quando a filha do faraó desceu ao rio para se banhar viu a cesta. Miriã se aproximou da moça e  com muita sabedoria sugeriu que fosse chamada uma ama de leite hebreia para criar a criança. Ela buscou a mãe do menino que a partir daí passou a cuidar do próprio filho. Depois de crescido Moisés foi adotado pela filha do faraó.
        Miriã teve o privilégio de ver, anos depois, Moisés ser reintegrado ao seu povo e ser escolhido por Deus como o libertador do povo de Israel da escravidão no Egito. Ela e seu irmão Aarão acompanharam Moises nessa grandiosa  missão.
       Quando iam para Haserot, Miriã e Aarão criticam Moisés por causa da mulher etíope que ele desposara. Também  questionaram por que Deus falava face a face  somente à Moisés. Por isso, Miriã foi punida com uma lepra. Moisés pediu a cura  e o  perdão a Deus pelo pecado cometido por eles . Miriã foi curada.
       Depois da passagem pelo Mar Vermelho e de conquistar a liberdade do povo, Miriã  liderou as mulheres num cântico poético de exaltação a Deus: A profetisa Miriã, irmã de Arão, tomou seu tamborim, e todas as mulheres seguiram-na dançando com tamborins. Miriã as  acompanhava entoando: ”Cantai ao Senhor porque fez brilhar a sua glória , precipitou no mar cavalos e cavaleiros!”(Êxodo 15: 20-21)
       Miriã foi líder  feminina durante a travessia do deserto, foi também uma mulher que soube louvar e glorificar  ao Senhor. Ela teve uma atitude de reconhecimento que a vitória conquistada era obra de Deus na vida daquele povo e por isso agradeceu. Miriã contagiou as outras mulheres com louvor e elas seguiram-na.
       E nós, estamos contagiando as pessoas com nosso jeito de ser cristão? Estamos sendo lideres em nossas comunidades, em nossa família, em nossos ambientes? Estamos protegendo os desamparados?

                     Tânia Resende

Nenhum comentário:

Postar um comentário