domingo, 3 de julho de 2011

Opinião Formada




SUPERSTIÇÃO

                  Superstição é uma espécie de crendice popular que não possui explicação científica.As superstições são criadas pelo povo e costuma passar de geração para geração. E por desconhecer as causas e efeitos de determinados fenômenos científicos,muitas pessoas atribuem explicações sem sentido racional e,portanto,falsos.
                  As superstições podem muitas vezes,atrapalhar a vida das pessoas.Podemos citar como exemplo o caso de uma pessoa que deixa de fazer determinadas coisas num dia de sexta feira 13.Não há nenhuma explicação científica que prevê que este dia atrai azar,porém muitos indivíduos acreditam nisso como se fosse uma verdade.Isto é uma superstição que acaba atrapalhando a vida de uma pessoa.
Segundo o catecismo da igreja católica a superstição é um desvio do culto que rendemos ao verdadeiro DEUS.Ela se mostra particularmente na idolatria, assim como nas diferentes formas de adivinhação e de magia.O primeiro mandamento AMAR À DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E NÃO TOMAR SEU SANTO NOME EM VÃO,proíbe a superstição e a irreligião.Não devemos e não podemos prestar honra a outros deuses a não ser a nosso único SENHOR DEUS que se revelou a seu povo.
A superstição representa um excesso perverso de religião,é um desvio do sentimento religioso e das práticas que ele impõe.Pode afetar também o culto que prestamos ao verdadeiro DEUS,por exemplo quando atribuímos uma importância de alguma maneira mágica a certas práticas,em si mesmas legítimas ou necessárias.
A irreligião é um vício oposto por deficiência à virtude da religião.Devemos interiorizar com muita fé as nossas orações e sinais sacramentais para não correr o risco de cairmos na superstição.

Abraços decolores .


Maria Helena Lacerda

Nenhum comentário:

Postar um comentário