domingo, 3 de julho de 2011

Mistérios da Vida de Cristo




Muitas coisas que interessam a curiosidade humana acerca de Jesus não figuram no evangelho. Quase nada é dito sobre a vida de Jesus em Nazaré, e mesmo uma grande parte de sua vida pública não é relatada.
O que foi escrito nos evangelhos foi para crerdes que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais a via em seu nome(Jo 20,31). Os Evangelhos foram escritos por homens que estiveram entre os primeiros a ter fé e que queriam compartilhá-la com outros. Depois de terem conhecido a fé quem é Jesus puderam ver e fazer ver os traços de seu mistério em toda a sua vida terrestre.
Por meio de seus gestos, de seus milagres, de suas palavras, foi revelado que “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”.
Tendo Nosso Senhor se feito homem para cumprir a vontade do Pai, os mínimos traços de seus mistérios  nos manifestam “o amor de Deus por nós”.
Toda a vida de Cristo foi um continuo ensinamento: seus silêncios, seus milagres, seus gestos, sua oração, seu amor ao homem, sua predileção pelos pequenos e pelos pobres, a aceitação do sacrifício total na cruz pela redenção do mundo, sua ressurreição constituem a atuação de sua palavra e o cumprimento da revelação.
Toda a vida de Cristo é revelação do Pai: suas palavras, sua maneira de ser e de falar, Jesus pode dizer:”quem  em vê, vê o Pai”.(Jo.14,9) e o Pai pode dizer: “Este é o meu filho, o eleito, ouvi-o”.(Lc.9,35). Cristo passou por todas as idades de sua vida, restituindo com isto aos com Deus a comunhão com Deus.
Oração supõe um esforço e uma luta contra nós mesmos e contra os embustes do tentador. O embate da oração é inseparável do “combate espiritual” necessário para agir habitualmente segundo o Espírito de Cristo: reza-se como se vive, porque se vive como se reza.
Como o fermento na massa, a novidade do Reino deve levar o mundo pelo Espírito de Cristo:Deve manifestar-se  pela  instauração da justiça, nas relações pessoais e sociais, econômicas e internacionais, sem jamais esquecer que não existe  estrutura justa, sem seres humanos que queiram ser justos.
Feliz Páscoa! Que Cristo ressuscitado permaneça em vossos corações até o fim.

Abraços Decolores.


Isabel

Nenhum comentário:

Postar um comentário