domingo, 3 de julho de 2011

Deveres Religiosos




DEVER DE AJUDAR O PRÓXIMO


              “AMARÁS O PRÓXIMO COMO A TI MESMO”disse JESUS a seus discípulos e está dizendo a todos nós hoje. E nesse mandamento estão embutidos nossos deveres para com o próximo.
                  Seguindo o decálogo encontramos o quarto mandamento :Honrar pai e mãe que nos conduz à família onde estão os próximos mais próximos.No aconchego do lar os filhos devem ser amados,educados na fé e nos limites das regras sociais, “para que se alegre com isso mais tarde”e porque “aquele que  dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele”(Eclo-30).Daquela família dirão”família que reza unida permanece unida”e eu direi ainda “família que ri unida permanece unida”,ali pais ganham de dez a seis e cada um sabe seu lugar na hierarquia do lar .Ali também marido respeita a esposa e a ama,ajudando-a na educação dos filhos e até nas tarefas domésticas,pois ambos têm jornada de trabalho extensa.A esposa também é companheira,amada e amante.
A família cristã faz um bem enorme à sociedade.Ela é a célula-mãe, a “igreja doméstica” que compõe a comunidade e a enche de fé,esperança e caridade aqueles com quem convive.
A   família cristã é uma comunhão de pessoas,vestígio e imagem da comunhão do Pai, do Filhoe do Espírito Santo.
E o outro” próximo”?
O próximo  não é um “indivíduo”da   coletividade humana; ele é “alguém” que, por suas origens conhecidas, merece atenção e respeito. As comunidades  humanas são compostas de pessoas. Cada uma deve  ser com a justiça e fraternidade, porque aprenderam a honrar pai e mãe(Pai Criador, pai Abraão,papai,mamãe).

Puríssima

Nenhum comentário:

Postar um comentário