domingo, 15 de abril de 2012

Qual o Tempo?

              Hoje em dia, nos deparamos com vários questionamentos que nos levam a indagar e refletir. Um deles é: Qual o tempo de buscar a Deus? Em nossa sociedade, se observa um grande número de pessoas que pensam que buscar a Deus é somente para os mais velhos, pessoas enfermas e acamadas. Outras pessoas se questionam da própria existência de Deus em suas vidas. Outros buscam a Deus somente em momentos de dor e tribulações. Outros desconhecem a sua própria existência.
              Vivemos em um mundo que se desenvolve a cada instante, mas que infelizmente retroage em princípios e valores, que são pilares de sustentação de uma civilização digna e humana. Na exclusão atual que o mundo vem ensinando e promovendo do Criador (Deus), automaticamente a Criatura (Humana), vem se desfigurando e perdendo sua identidade e seu sentimento de pertença. Não há idade para servir e buscar a Deus!
Podemos citar o exemplo e a indagação do profeta Jeremias: Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Javé! Eis que não sei falar; porque ainda sou uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou ainda uma criança; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar
, diz o SENHOR.
E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.Jeremias 1:4-10.
No instante em que fomos gerados, Deus já nos chama a ser Santo como Ele é Santo. (1º Pedro 1:13). Assim como a sagrada escritura nos diz: Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade. Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos;
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz... (Provérbios. Cap.3 vers.1,2)
Precisamos buscar sempre a intimidade com Deus, que nos faz livres e vivos verdadeiramente, pois nosso futuro está escondido em Deus! Quanto mais nos aproximamos de Deus, aproximamo-nos de nós mesmos. Deus faz com que entendamos a diferença entre LIBERDADE e LIBERTINAGEM, nos mostra a verdade que não necessita de explicações, faz com que enxergamos com clareza a presença Dele ao nosso lado. Cada um de nós é portador de livre arbítrio, e Deus nos ensina que o amanhã depende muito de como estamos vivendo o hoje, principalmente quando se fala de juventude.
A vida é muito curta e incerta, não passamos de um sopro. Por isso vivemos o KAIROS, o tempo da Graça, o tempo em que Deus se deixa encontrar, e nos convida a sermos conforme Ele arquitetou e constituiu desde toda a eternidade. Assim nos diz o Papa Bento XVI- em sua visita ao Brasil em 2007:  "Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis".
"Ao mesmo tempo, Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados é somente fonte de felicidade e de paz na medida em que souber fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte das vossas esperanças futuras".
"Os mandamentos do Senhor não diminuem nossa liberdade". Beato João Paulo II. A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.
Já está comprovado que a maioria de detentos e delinquentes é formada por famílias desestruturadas, onde não houve amor, educação, compreensão, diálogo e fé. A Família é a célula mãe da sociedade, uma família mal construída irá constituir descendentes conturbados, que provavelmente no futuro apresentarão problemas negativos para a sociedade.
O mundo está sedento de exemplos de coragem e de entrega. De crianças, jovens, adultos, anciãos que tenham a coragem de testemunhar a sua alegria em ser de Deus, em ser livres, em se doarem em favor do mundo, sendo um sinal profético de que o Senhor está vivo e presente no meio de nós.
Você amigo leitor, não perca tempo, seja um amigo de Deus, seja um filho amado que busca a cada dia fazer da vida uma oração vivida e testemunhada, procurando sempre os planos e sonhos que Deus possui para cada um de nós, isso não será fácil, mas com Deus caminharemos dia após dia, até chegarmos à pátria celeste e deixar aqui na terra um legado de um Filho de Deus.

Autor: Alexandre Henrique Silveira Borges . Paróquia Santo Antônio – Ministério Jovem – RCC . Santo Antônio do Monte - MG

Grupo de Oração Frutos de Maria . Local: Sede São Vicente de Paulo . Paróquia: Santo Antônio. Horário: 20:00hs  aos sábados.
Acesse:
Esse é o site do grupo de oração !

Nenhum comentário:

Postar um comentário