domingo, 15 de abril de 2012

Campanha da Fraternidade

Como abertura da Escola Vivencial de 13/03/2012, D.Puríssima apresentou aos participantes o tema da Campanha da Fraternidade 2012: “ Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a Saúde se difunda sobre a Terra”, dando ênfase ao tema a CF que a saúde seria a harmonia entre o psíquico, físico, espiritual e social. Logo após Marcelino ressaltou que pela 3ª vez a Igreja do Brasil aborda este tema da saúde na CF nos anos: 1981 - Saúde para Todos; 1984 - Para que Todos tenham Vida; 2012 - Que a Saúde se difunda sobre a Terra e comentou sobre o cartaz da CF 2012, que atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente, que necessita de cuidados: A mão do profissional, a Igreja Mãe, o profissional de pé, a Cruz que sustenta, a alegria do Encontro, a função certa a seguir diante dos que precisam de nós. A seguir fomos convidados a fazer um breve alongamento, valorizando o sorriso nos lábios sempre.
Em seguida José Batista apresentou o Panorama Histórico do SUS que hoje luta por uma medicina preventiva e não curativa, abordando a definição de saúde criada em 1978: Estado de completo bem estar físico, mental e social, e não simplesmente ausência de doença e em 2003 foi acrescentada a palavra espiritualidade. Temos que nos interessar mais pela saúde do nosso próximo com a consciência de que devemos nos interessar e participar da área da saúde, nas assembléias, reuniões...
O tema deste ano evidencia a grave situação em que se encontra a saúde pública do Brasil que vem passando por muitas dificuldades, sendo que o período atual é um dos mais críticos e precários.
Na explicação sobre a C.F. Marcelino lembrou a todos que, já é a 3ª vez que a igreja se preocupa com a saúde pública abordando o mesmo tema. E o que mudou? E o que precisa ser mudado?
Os problemas mais sérios e delicados frequentemente nos estabelecimentos públicos do Brasil são: a superlotação, acesso precário (filas infindáveis), má distribuição de leitos hospitalares, especialmente de Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI’s) e profissionais da saúde. Podemos dizer ainda, que existe carência de informações, ausência de planejamento e uma tendência à terceirização do sistema.
A prevenção e fiscalização são passos para o Bom funcionamento do SUS, completou Noé. Kelânia e Patrícia apresentaram o vídeo “Encontro com Jesus”, e a emocionante história de Samuel(, que foi operado ainda dentro da barriga de sua mãe e os editores nomearam a foto como, “Mão de esperança”.
Quaresma é tempo de conversão, e a igreja se preocupa como estamos cuidando de nossa saúde, do nosso corpo, que é templo do Espírito Santo. Façamos uma reflexão neste tempo de mudança de vida: o que está bom, que continuemos, o que não está, procuremos melhorar.
Houve, no final, um sorteio de uma cesta de frutas, e algumas dicas de saúde, vamos colocá-las em prática?

Abraços Decolores! Helena, Núcleo Santo Antônio e Sônia, Núcleo São Lucas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário