domingo, 15 de abril de 2012

Dia da Mulher

No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e reivindicaram melhores condições de trabalho: redução da carga horária de 16 para 10 horas diárias, e igualdade de salários com os homens — elas recebiam 1/3 dos salários que eram pagos aos homens, e executavam o mesmo tipo de trabalho —. Também queriam ser tratadas dignamente no ambiente de trabalho.
              A manifestação foi reprimida com total violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica e esta foi incendiada. Aproximadamente 130 mulheres foram carbonizadas.
 Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 08 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Este fato não precisa ser lembrado somente no dia 08 de março, mas sim todos os dias, visto que, atualmente, as mulheres são maltratadas, espancadas e humilhadas. Não podemos ter preconceito contra as mulheres, porque hoje elas estão ocupando cargos que antes eram preconceituosamente ocupados somente por homens. Hoje a mulher é motorista, bancária, empresária e, além de tudo, ela se desdobra: é esposa, mãe e dona de casa.
Devemos muito respeito e admiração às mulheres, pois elas são divinamente abençoadas com o dom de gerar e trazer a vida. Precisamos lembrar disso sempre. Além disso, nunca podemos nos sentir superiores a ninguém; não interessa raça, cor, se a pessoa é rica ou pobre. Todos somos filhos de Deus, e ele tem cada um de nós como seu filho amado.
Que todos tenham mais amor e respeito para com a mulher, e que a cada dia ela se torne mais amada e seja mais forte para superar os obstáculos da vida.
Feliz dia das mulheres, que Deus as abençoe!
Ednei Lucas da Costa
Núcleo São Paulo Apostolo e
Nossa Senhora Rainha Da 

Qual o Tempo?

              Hoje em dia, nos deparamos com vários questionamentos que nos levam a indagar e refletir. Um deles é: Qual o tempo de buscar a Deus? Em nossa sociedade, se observa um grande número de pessoas que pensam que buscar a Deus é somente para os mais velhos, pessoas enfermas e acamadas. Outras pessoas se questionam da própria existência de Deus em suas vidas. Outros buscam a Deus somente em momentos de dor e tribulações. Outros desconhecem a sua própria existência.
              Vivemos em um mundo que se desenvolve a cada instante, mas que infelizmente retroage em princípios e valores, que são pilares de sustentação de uma civilização digna e humana. Na exclusão atual que o mundo vem ensinando e promovendo do Criador (Deus), automaticamente a Criatura (Humana), vem se desfigurando e perdendo sua identidade e seu sentimento de pertença. Não há idade para servir e buscar a Deus!
Podemos citar o exemplo e a indagação do profeta Jeremias: Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor Javé! Eis que não sei falar; porque ainda sou uma criança. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou ainda uma criança; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás.
Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar
, diz o SENHOR.
E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares.Jeremias 1:4-10.
No instante em que fomos gerados, Deus já nos chama a ser Santo como Ele é Santo. (1º Pedro 1:13). Assim como a sagrada escritura nos diz: Lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade. Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos;
Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz... (Provérbios. Cap.3 vers.1,2)
Precisamos buscar sempre a intimidade com Deus, que nos faz livres e vivos verdadeiramente, pois nosso futuro está escondido em Deus! Quanto mais nos aproximamos de Deus, aproximamo-nos de nós mesmos. Deus faz com que entendamos a diferença entre LIBERDADE e LIBERTINAGEM, nos mostra a verdade que não necessita de explicações, faz com que enxergamos com clareza a presença Dele ao nosso lado. Cada um de nós é portador de livre arbítrio, e Deus nos ensina que o amanhã depende muito de como estamos vivendo o hoje, principalmente quando se fala de juventude.
A vida é muito curta e incerta, não passamos de um sopro. Por isso vivemos o KAIROS, o tempo da Graça, o tempo em que Deus se deixa encontrar, e nos convida a sermos conforme Ele arquitetou e constituiu desde toda a eternidade. Assim nos diz o Papa Bento XVI- em sua visita ao Brasil em 2007:  "Diante dos olhos, meus queridos jovens, tendes uma vida que desejamos seja longa; mas é uma só, é única: não a deixeis passar em vão, não a desperdiceis".
"Ao mesmo tempo, Deus vos chama a respeitar-vos também no namoro e no noivado, pois a vida conjugal que, por disposição divina, está destinada aos casados é somente fonte de felicidade e de paz na medida em que souber fazer da castidade, dentro e fora do matrimônio, um baluarte das vossas esperanças futuras".
"Os mandamentos do Senhor não diminuem nossa liberdade". Beato João Paulo II. A juventude não é apenas um período de vida (…), mas uma qualidade de alma que se caracteriza precisamente por um idealismo que se abre para o amanhã.
Já está comprovado que a maioria de detentos e delinquentes é formada por famílias desestruturadas, onde não houve amor, educação, compreensão, diálogo e fé. A Família é a célula mãe da sociedade, uma família mal construída irá constituir descendentes conturbados, que provavelmente no futuro apresentarão problemas negativos para a sociedade.
O mundo está sedento de exemplos de coragem e de entrega. De crianças, jovens, adultos, anciãos que tenham a coragem de testemunhar a sua alegria em ser de Deus, em ser livres, em se doarem em favor do mundo, sendo um sinal profético de que o Senhor está vivo e presente no meio de nós.
Você amigo leitor, não perca tempo, seja um amigo de Deus, seja um filho amado que busca a cada dia fazer da vida uma oração vivida e testemunhada, procurando sempre os planos e sonhos que Deus possui para cada um de nós, isso não será fácil, mas com Deus caminharemos dia após dia, até chegarmos à pátria celeste e deixar aqui na terra um legado de um Filho de Deus.

Autor: Alexandre Henrique Silveira Borges . Paróquia Santo Antônio – Ministério Jovem – RCC . Santo Antônio do Monte - MG

Grupo de Oração Frutos de Maria . Local: Sede São Vicente de Paulo . Paróquia: Santo Antônio. Horário: 20:00hs  aos sábados.
Acesse:
Esse é o site do grupo de oração !

Não tenhamos medo de dar a vida pelo Evangelho!


              O Senhor nos chama a dar a vida inteira e gratuitamente a serviço do Seu Reino.

              ”Porém, temos este tesouro em vasos de barro, para que transpareça claramente que este poder extraordinário provém de Deus e não de nós. Em tudo somos oprimidos, mas não sucumbimos. Vivemos em completa penúria, mas não desesperamos. Somos perseguidos, mas não ficamos desamparados. Somos abatidos, mas não somos destruídos ( II Cor 4,7-9). Levamos em nós mesmos os sofrimentos de Jesus. No entanto, sofrer por sofrer é masoquismo, ao passo que, quando assumimos cada tribulação como uma forma de nos unir a Jesus crucificado a nossa dor adquire um novo significado. Não tenhamos medo de dar a vida pelo Evangelho, porque o Senhor está conosco em todos os momentos. Lutemos para fazer do mundo um lugar mais justo e humano, denunciando a injustiça e a mentira.

Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Glorioso São José

A Tradição Católica consagra o mês de março ao glorioso São José, esposo de Nossa Senhora e pai de Jesus, segundo a Lei. São José é chamado de patriarca. No Antigo Testamento, o patriarca era considerado um amigo de Deus, mas um amigo muito íntimo, pois Deus revelava seus desígnios ao patriarca até mesmo em sonhos. Foi durante um sonho que São José recebeu a revelação de Deus sobre a origem divina da gravidez de sua noiva. Foi durante um sonho que São José recebeu a ordem divina de fugir com sua família para o Egito, pois Herodes procurava o Menino para matá-lo. Foi ainda em um sonho que ele recebeu a ordem de voltar para sua pátria, pois Herodes já havia morrido. São José recebeu de Deus, através do anjo, a ordem para dar nome ao filho de sua esposa, Maria. Na Sagrada Escritura, “dar nome” significa tornar-se pai ainda que biologicamente não o seja. Ao tornar-se pai de Jesus, segundo a Lei, José, que era da descendência de Davi, inseriu o Menino Jesus na mesma descendência, a fim de que se cumprisse a Escritura, segundo a qual, o Messias deveria pertencer à descendência de Davi.
     Os Evangelhos não registram nenhuma palavra de São José. Registram apenas o seu silêncio. Não se trata de um silêncio qualquer. Trata-se do silêncio de alguém que está sempre atento para ouvir a Palavra de Deus e obedecê-la.
Atento para descobrir o desígnio de Deus sobre a própria vida. O silêncio de São José é o silêncio do homem de vida interior, que se curva diante do mistério de Deus.
     São José é muito querido em toda a Igreja. É invocado como protetor dos trabalhadores, pois ele mesmo foi um operário que manteve, com seu trabalho, a sua família na existência . É invocado como Patrono da Igreja Universal. E com muita razão. A Igreja é a comunidade reunida em torno de Jesus. E a primeira comunidade que se reuniu em torno de Jesus foi a família de Nazaré da qual São José era o chefe.
     Que neste mês de março, São José interceda , junto de Deus, por todos os trabalhadores, pelas nossas famílias e pela Igreja presente no mundo inteiro!

-Valei-me São José!
Grupo São Luiz Gonzaga

Jejum: Um sacrifício agradável a Deus

O povo andava em extrema rebeldia e jejuava pensando que o simples ato do sacrifício seria o suficiente para que eles fossem perdoados e abençoados. Grandemente indignado com isso, Deus usou o profeta Isaías para corrigi-los, não com a intenção de condená-los, mas sim de mostrar-lhes que para agradar a Deus somente o ritual não basta, é necessário agir retamente e ter um coração sincero. Vamos então meditar nessa passagem, e ver quanto ela tem a ver com a nossa situação hoje: 3Quais são nossas intenções quando oferecemos algo a Deus (Tg 4:2,3)? 4o jejum tem que ser feito com humildade e não para nos auto-gloriarmos diante dos homens (Mt 6:16-18); 5muitos se preocupam apenas com as tradições dos rituais e não com a sinceridade do coração (Lc 18:10-14); 6todo sacrifício deve ser perfeito, como está a nossa vida diante de Deus (Jo 9:31)? 7como temos agido diante daqueles que precisam de nós (At 10:1-4)? 8aqueles que praticam a misericórdia também receberão a misericórdia de Deus (Mt 5:7); 9Deus só ouve o clamor dos que praticam a justiça (Sl 34:6-8); 10a obediência vale mais do que qualquer sacrifício (1ª Sm 15:22).
"Oferecer-te-ei sacrifícios de louvor e invocarei o nome do Senhor”. Salmo 116.

Grupo Nossa Senhora de Fátima

O MILAGRE EUCATÍSTICO DE SANTARÉM - PORTUGAL (1247)

Este milagre aconteceu no dia 16 de fevereiro de 1247, em Santarém, 65 km ao norte de Lisboa. O milagre se deu com uma dona de casa, Euvira, casada com Pero Moniz, a qual sofrendo com a infidelidade do marido, decidiu consultar uma feiticeira que morava perto da igreja da Graça. Esta bruxa prometeu-lhe resolver o problema se como pagamento recebesse uma Hóstia Consagrada. Depois de naturais hesitações, Euvira consentiu no sacrilégio.
              Para obter a Hóstia, a mulher fingiu-se de doente e enganou o padre da igreja de S. Estevão, confessou-se e pediu comunhão, que lhe foi concedida em um dia de semana. Assim que ela recebeu a Hóstia, sem o padre notar, colocou-a nas dobras do seu véu. De imediato a Hóstia começou a sangrar, o que fez com que várias pessoas a perguntassem qual ferimento lhe havia ocorrido para que tanto sangue jorrasse. Assustada, a mulher correu para casa na  Rua das Esteiras, perto da Igreja e escondeu o véu e a Hóstia numa arca de cedro onde guardava os linhos lavados. À noite o casal foi acordado com misteriosos raios de luz saindo da arca. Inteirado o homem, então, do ato pecaminoso de sua mulher, ambos passaram o resto da noite de joelhos em adoração.
Mal rompeu-se o dia, o pároco foi informado de tal prodígio sobrenatural. Espalhado o sucesso, metade de Santarém acorreu pressurosa a contemplar o Milagre. A Sagrada Partícula foi então levada dentro de uma espécie de custódia feita de cera. Mas passado o tempo ao abrir-se o sacrário para expor à adoração dos fiéis o Santo Milagre - como era de costume -, encontrou-se a cera feita em pedaços e com espanto, viu-se que a Sagrada Partícula estava encerrada numa âmbula de cristal, miraculosamente aparecida. Varias investigações eclesiásticas foram feitas durante 750 anos. As realizadas em 1340 e 1612 provaram a sua autenticidade. Em 5 de abril de 1997, por decreto de D. Antonio Francisco Marques, Bispo de Santarém, a Igreja de S. Estevão, onde está a relíquia, foi elevada  a Santuário Eucarístico do Santíssimo Sangue.


Alguns links interessantes:


Autor: Ramon Tales Pinto

Para Refletir

É 2012!
No mês de Março há varias comemorações, mas o que ficou marcado para nós mulheres é o dia 08, o dia Internacional da Mulher.
              Que tipo de mulher somos? Mulher moderna, mulher guerreira, batalhadora? ...
              A mulher nos últimos tempos ganhou espaço. Mas e a Ética? E o romantismo? E aquela mulher meiga?
              É preciso parar, pensar, refletir que algo muito importante está ficando para trás. A mulher está ficando atrevida, deixando de ser romântica, feminina, delicada. Isso não é bom. Ganhamos o titulo Internacional, mas estamos perdendo o jeito de ser a mulher filha, mãe, esposa e amiga delicada. Ganhamos espaço, mas há algo diferente na mulher moderna. Por exemplo, nas festinhas ou em grandes eventos, o comportamento na bebida ficou um pouco sem limite.
 Quando recebe Jesus Eucarístico, as vestes não são adequadas. É claro que Jesus vê é o coração, mas é preciso repensar que titulo carregamos. Não podemos perder nossa identidade de ser feminina. Podemos ser modernas sim, já que conquistamos este espaço mas temos que lembrar que Maria nos deixou como exemplo o silêncio, o Amor e o respeito.
E hoje é triste como a mulher moderna ficou sem limite. Ganhamos aplausos, descobrimos que podemos muito mais. Esquecemos que no rosto da mulher, ela sofre por querer ser internacional, pois vem o cansaço ou uma competição. Nos lugares o homem  ficou mais educado. Estamos perdendo esta postura para os homens. Os ambientes freqüentados por mulheres são vergonhosos, estamos perdendo a educação. Vamos nos comportar como Maria, mulher de Fé. Ela sim merece todos os títulos e aplausos. A mulher missionária, queremos pedir que nos abençoe porque queremos e podemos ser  melhores.

Um abraço DECOLORES a todas as mulheres, principalmente as excluídas da sociedade.

Um beijo da Biga!

Campanha da Fraternidade

Como abertura da Escola Vivencial de 13/03/2012, D.Puríssima apresentou aos participantes o tema da Campanha da Fraternidade 2012: “ Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a Saúde se difunda sobre a Terra”, dando ênfase ao tema a CF que a saúde seria a harmonia entre o psíquico, físico, espiritual e social. Logo após Marcelino ressaltou que pela 3ª vez a Igreja do Brasil aborda este tema da saúde na CF nos anos: 1981 - Saúde para Todos; 1984 - Para que Todos tenham Vida; 2012 - Que a Saúde se difunda sobre a Terra e comentou sobre o cartaz da CF 2012, que atualiza o encontro do Bom Samaritano com o doente, que necessita de cuidados: A mão do profissional, a Igreja Mãe, o profissional de pé, a Cruz que sustenta, a alegria do Encontro, a função certa a seguir diante dos que precisam de nós. A seguir fomos convidados a fazer um breve alongamento, valorizando o sorriso nos lábios sempre.
Em seguida José Batista apresentou o Panorama Histórico do SUS que hoje luta por uma medicina preventiva e não curativa, abordando a definição de saúde criada em 1978: Estado de completo bem estar físico, mental e social, e não simplesmente ausência de doença e em 2003 foi acrescentada a palavra espiritualidade. Temos que nos interessar mais pela saúde do nosso próximo com a consciência de que devemos nos interessar e participar da área da saúde, nas assembléias, reuniões...
O tema deste ano evidencia a grave situação em que se encontra a saúde pública do Brasil que vem passando por muitas dificuldades, sendo que o período atual é um dos mais críticos e precários.
Na explicação sobre a C.F. Marcelino lembrou a todos que, já é a 3ª vez que a igreja se preocupa com a saúde pública abordando o mesmo tema. E o que mudou? E o que precisa ser mudado?
Os problemas mais sérios e delicados frequentemente nos estabelecimentos públicos do Brasil são: a superlotação, acesso precário (filas infindáveis), má distribuição de leitos hospitalares, especialmente de Unidades de Tratamentos Intensivos (UTI’s) e profissionais da saúde. Podemos dizer ainda, que existe carência de informações, ausência de planejamento e uma tendência à terceirização do sistema.
A prevenção e fiscalização são passos para o Bom funcionamento do SUS, completou Noé. Kelânia e Patrícia apresentaram o vídeo “Encontro com Jesus”, e a emocionante história de Samuel(, que foi operado ainda dentro da barriga de sua mãe e os editores nomearam a foto como, “Mão de esperança”.
Quaresma é tempo de conversão, e a igreja se preocupa como estamos cuidando de nossa saúde, do nosso corpo, que é templo do Espírito Santo. Façamos uma reflexão neste tempo de mudança de vida: o que está bom, que continuemos, o que não está, procuremos melhorar.
Houve, no final, um sorteio de uma cesta de frutas, e algumas dicas de saúde, vamos colocá-las em prática?

Abraços Decolores! Helena, Núcleo Santo Antônio e Sônia, Núcleo São Lucas.

              1) Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.
              2) O senhor não daria banho a um leproso nem por um milhão de dólares? Eu também não. Só por amor se pode dar banho a um leproso.
              3) O dever é uma coisa muito pessoal; decorre da necessidade de se entrar em ação, e não da necessidade de insistir com os outros para que façam qualquer coisa.
                                                             

POR QUE DA VIAGEM EM APARECIDA?  

              É um momento em que reunimos para uma peregrinação a casa da mãe onde a família cursilhista de Santo Antônio do Monte se reuniu para agradecer a Mossa Senhora Aparecida o ano que tivemos e entregar a ela os nossos projetos e pedidos para um ano novo que se inicia.
              É um momento de oração, reflexão e também de confraternização.
              É elaborado um roteiro pelos coordenadores da viagem  D.Altinha e Sr Valdemar.
              Inicia se com oração pedindo proteção a Nossa Senhora Aparecida pela nossa viagem, em que conta com a presença de cursilhistas e familiares.
A primeira atividade do roteiro é  participação da santa  missa na basílica ás 9:00 da manhã, visita a nossa Senhora, Confissões , caminhada ao Cruzeiro onde meditamos o santo terço, e tempo livre para cada um conhecer  pouco da história de Nossa Senhora Aparecida e sua cidade.
Nossa viagem do próximo ano já está marcada 08/03/2013 prepare sua agenda e coloque está viagem como prioridade.

  Abraços DECOLORES, grupo São Geraldo.
Grênner e Eliana. 

CARIDADE—AMOR INCONDICIONAL

Caridade é a virtude teologal pela qual amamos a Deus sobre todas as coisas, por si mesmo, e a nosso próximo como a nós mesmos, por amor de Deus.
             Jesus fez da caridade o novo mandamento. Amando os seus "até o fim" (Jo 13,1), manifesta o amor do Pai que Ele recebe. Amando-se uns aos outros, os discípulos imitam o amor de Jesus que eles também recebem. Por isso diz Jesus: "Assim como o Pai me amou, também eu vos amei. Permanecei em meu amor" (Jo 15,9). E ainda: "Este é o meu preceito: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" (Jo 15,12).
  Fruto do Espírito e da plenitude da lei, a caridade guarda os mandamentos de Deus e de seu Cristo: "Permanecei em meu amor. Se observais os meus mandamentos, permanecereis no meu amor" (Jo 15,9-10).
  Cristo morreu por nosso amor quando éramos ainda "inimigos" (Rm 5,10). O Senhor exige que amemos, como Ele, mesmo os nossos inimigos, que nos tornemos o próximo do mais afastado, que amemos como Ele as crianças e os pobres.
O apóstolo S. Paulo traçou um quadro incomparável da caridade: "A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta" (l Cor 13,4-7). Diz ainda o apóstolo: "Se não tivesse a caridade, nada seria...". E tudo o que é privilégio, serviço e mesmo virtude... "se não tivesse a caridade, isso nada me adiantaria". A caridade superior a todas as virtudes. E a primeira das virtudes teologais "Permanecem fé, esperança, caridade, estas três coisas. A maior delas, porém, é a caridade" (1 Cor 13,13).
O exercício de todas as virtudes é animado e inspirado pela caridade, que é o "vinculo da perfeição" (Cl 3,14); é a forma das virtudes, articulando-as e ordenando-as entre si; é fonte e termo de sua prática cristã. A caridade assegura purifica nossa capacidade humana de amar, elevando-a à feição sobrenatural do amor divino.
A prática da vida moral, animada pela caridade, dá ao cristão a liberdade espiritual dos filhos de Deus. Já não está diante de Deus como escravo em temor servil, nem como mercenário à espera do pagamento, mas como um filho que responde ao amor daquele "que nos amou primeiro" (1 Jo 4,19):
Ou nos afastamos do mal por medo do castigo, estando assim na posição do escravo; ou buscamos o atrativo da recompensa, assemelhando-nos aos mercenários; ou é pelo bem em si mo e por amor de quem manda que nós obedecemos... e estaremos então na posição de filhos.
A caridade tem como frutos a alegria, a paz e a misericórdia exige a beneficência e a correção fraterna; é benevolência; suscita a reciprocidade; é desinteressada e liberal; é amizade e comunhão: A finalidade de todas as nossas obras é o amor. Este é o fim, é para alcançá-lo que corremos, é para ele que corremos; uma vez chegados, é nele que repousaremos.
(Transcrito do Catecismo da Igreja católica - CIC )
Abraços sob a Graça da Trindade. Grupo Santo Antônio.

Oração de Preparação para o Jubileu de Ouro da Presença do Movimento de Cursilhos de Cristandade Na Igreja do Brasil



Senhor, neste tempo em que nos preparamos para celebrar o Jubileu de Ouro da presença do Movimento de Cursilhos de Cristandade em nosso país, queremos viver uma experiência de profunda Ação de Graças.
Agradecemos a Deus Pai que inspirou, a um grupo de sacerdotes e leigos, a peregrinação de milhares de jovens a Santiago de Compostela, fazendo assim nascer a semente, deste movimento que se tornaria verdadeira benção para a Igreja e providencial instrumento de renovação cristã na transformação evangélica dos ambientes.
Agradecemos a Deus Filho, pois, a partir do encontro pessoal com Ele e do seguimento de suas pegadas, em comunhão com aqueles que Ele instituiu como Pastores, temos buscado cumprir nossa missão, sendo fermento, sal e luz.
Agradecemos a Deus Espírito Santo que não cessa de oferecer à Igreja o dom de Pentecostes, capaz de conceder aos que o pedem, o ardor e o entusiasmo para relançar, com fidelidade e audácia, a missão transformadora deste Movimento que nos quer discípulos missionários, fiéis ao nosso carisma de formadores de pequenas comunidades de fé.
São Paulo Apóstolo, nosso celestial Patrono e modelo, pedimos que nos inspire na tarefa de evangelizar nossa cultura, tão distanciada dos valores anunciados por Jesus, e nos ajude a mostrar a face do Mestre a todos os homens e mulheres, sobretudo aos que se distanciaram do caminho que a Ele conduz.
Maria, Mãe da Igreja e primeira discípula missionária, pedimos que nos acolha e nos guarde em sua maternal proteção, ajudando-nos a renovar nosso compromisso de construtores do Reino. Amém.

Missa do dia 25 de janeiro

Dia 25 de janeiro foi celebrada a missa em honra da conversão de São Paulo Apóstolo. 
              Os cursilhistas não mediram esforços e fizeram tudo com muito brilho: a equipe do “folclore” marcou presença com entusiasmo e fervor; na procissão de entrada os representantes de cada grupo balançavam as bandeiras do(a) padroeiro(a) particular e por toda “igreja”, lenços coloridos tremulavam ao canto de “Decolores”. O presidente da celebração, Padre Ferreira, com uma estola com o símbolo do Cursilho, foi “um dos nossos” no entusiasmo; no ofertório entraram os cartazes mostrando os 50 e 40 anos em comemoração neste 2012 e os novos coordenadores representando todos os outros; no momento de Ação de Graças foram convidados alguns representantes dos primeiros cursilhistas em Santo Antônio e no presbitério, receberam uma bênção especial e os coordenadores apresentaram um resumo geral do movimento.
E assim, como cristãos comprometidos, todos, cursilhistas ou não, aprenderam um pouco mais sobre o Cursilho no mundo, no Brasil (50 anos), na Diocese (40 anos) e nossa cidade (40 anos) e todos chegamos ao final da celebração mais convertidos e felizes.
Grupo Nossa Senhora
de Fátima.

Você conhece os milagres da “transubstanciação”?

      Segundo o dicionário Michaelis, transubstanciação significa: 1 Conversão de uma substância noutra. 2 Teol catól rom Transformação da substância do pão e do vinho, durante a consagração da missa, na substância do corpo e sangue de Jesus Cristo. Para nós católicos é o momento mais sagrado da Santa Missa, onde a Hóstia e o vinho após consagração se transformam em Corpo e Sangue de Cristo. Muitas pessoas não conhecem o verdadeiro significado de tal milagre, outras nem acreditam, somente comungam por comungar.               O MILAGRE DE LANCIANO - ITÁLIA (ANO 750). Na Igreja de São Francisco, uma inscrição do século XVII, feita em mármore descreve o Milagre Eucarístico que aconteceu: "Um monge sacerdote duvidou que na Hóstia consagrada estivesse realmente presente o Corpo de Cristo e no Cálice, o seu Sangue. Celebrou a missa e depois de pronunciar as palavras da consagração, viu que a Hóstia tinha se transformado em Carne e o vinho em Sangue. Tudo isso foi mostrado ao povo." Até o presente dia, a Carne está inteira e o Sangue dividido em cinco partes desiguais, possui o mesmo peso, estando as partes unidas ou separadas.
               No ano de 1970, o Arcebispo de Lanciano e o Provincial dos Frades Conventuais de Abruzzo, autorizados por Roma, pediram ao doutor Edoardo Linoli, director do hospital de Arezzo e professor de Anatomia, Histologia Química e Microscopia Clínica, uma minuciosa análise científica das Relíquias de um Milagre de doze séculos atrás. No dia 4 de março de 1971, o professor apresentou um relatório detalhado dos estudos realizados. Eis as conclusões:
1 – A “Carne milagrosa” é verdadeiramente carne do tecido muscular fibroso do miocárdio.
2 – O “Sangue milagroso” é verdadeiro sangue, demonstrado, com certeza absoluta, pela análise cromatográfica.
3 – O estudo imunológico manifesta seguramente que a carne e o sangue são humanos e a prova imunológica revela com segurança que ambos pertencem ao grupo sangüíneo AB, o mesmo grupo do homem do Santo Sudário e característico das populações do Oriente Médio. Esta identidade do grupo sangüíneo indica ou que a Carne e o Sangue são da mesma pessoa ou que pertencem a dois indivíduos do mesmo
grupo sangüíneo.
4 – As proteínas contidas no Sangue estão normalmente distribuídas numa percentagem idêntica às de um sangue fresco normal. 5 – Nenhuma sessão de histologia revelou traços de infiltrações de sais ou de conservantes utilizados nas antigas civilizações para mumificar corpos.
       O professor Linoli descarta também a hipótese que alguém, no passado, quisesse realizar uma fraude. O seu relatório foi publicado nos “Quaderni Sclavo in Diagnostica” (fasc. 3, Gráfica Meini, Sena, 1971) e causou um grande interesse no mundo científico.
Em 1973 o Conselho Superior da Organização Mundial de Saúde, organismo da ONU, nomeou uma comissão científica para verificar as conclusões do médico italiano. Os trabalhos duraram 15 meses e foram feitos 500 exames. Realizaram-se as mesmas pesquisas feitas pelo professor Linoli e outras complementares. Os exames confirmaram que os fragmentos retirados em Lanciano não são semelhantes a tecidos mumificados.
A comissão declarou que a Carne é um tecido vivo porque responde a todas as reações clínicas próprias dos seres vivos. A Carne e o Sangue milagrosos de Lanciano tem as mesmas características de carne e sangue recém extraídos de um ser vivo. Esse relatório confirma as conclusões do professor Linoli. As conclusões do pequeno resumo dos trabalhos científicos da Comissão Médica da OMS e da ONU, publicado em dezembro de 1976 em Nova York e em Genebra declaram que a ciência, consciente dos seus limites, não é capaz de dar uma explicação natural aos fenômenos.

Ramon Tales Pinto


Bibliografia consultada: