terça-feira, 15 de novembro de 2011

Por que é tão simples desistir?


 

                  O ser humano é um ser de projeto, constantemente voltado para o futuro, amargurado com os erros do passado e com uma certa dose de medo de viver o presente. Diariamente sofremos diversas influências da sociedade. É a integração social mudando nossas estruturas. De fato, a sociedade egóica prevalece; o profundo discurso do eu toma conotações desastrosas. Estamos da fase do “eu”, do “meu”. O sentimento de posse está tão arraigado que se tornou difícil separar aquilo que somos, daquilo que queremos ser e da importância que queremos ter.
Herbert Spencer é considerado o pai do darwinismo social, tendo cunhado a Expressão: “sobrevivência do mais apto”. Estamos diante de um dos grandes problemas da sociologia: “o que mantêm a sociedade unida, quando está se torna complexa?”.  Surge Marx, afirmando ser o homem subjugado pelo ter, afirmando que o capitalismo estupidifica a sociedade. Por meio do materialismo histórico e dialético, Marx desenvolve a idéia do socialismo. Passamos do Durkheim, por Weber, chegamos ao funcionalismo de Talcott Parsons, sem que a sociologia conseguisse uma resposta completa sobre a manutenção da sociedade.
O discurso do eu prevalece, volta e meia retorna. Quantas e quantas vezes ouvimos as afirmações: “eu quero ser feliz”, “eu preciso ser feliz”, “felicidade, desesperadamente”. Por que nos parece tão simples aceitar as afirmações sobre integração social, se simplesmente não temos tempo para atender o nosso irmão. Não há espaço na fé para o discurso do eu. E agora? Por que é tão simples desistir? Por que não vemos o desenvolvimento de uma concepção social baseada não no discurso do eu, mas sim no discurso da solidariedade, onde uns caminhariam de encontro aos outros, sem o extremismo do socialismo.
Nossa vida é muito curta, para perdemos tanto tempo com nossas preocupações absurdas e tão centralizadas na crença da absoluta autonomia. O ser humano não é nada sem a presença de Deus. Não podemos desistir. A fé é a resposta para o fortalecimento da sociedade. O amor ao próximo é a solução para os problemas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário