JMJ—2011
Sabemos que a Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens.
A Jornada Mundial da Juventude foi sediada em Roma - Itália (1986), Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa - Polônia (1991), Denver - Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris - França (1997), Roma - Itália (2000, Jubileu), Toronto - Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005) e Sidney - Austrália (2008).
O evento aconteceu de 16 a 21 de agosto em Madri, na Espanha reunindo mais de 2 milhões de jovens de 170 países.
É com grande alegria que posso afirmar, eu participei. Acredito que a JMJ foi realizada entre o limite da prudência e da ousadia, rompendo fronteiras e nos permitindo crer: Ainda Somos Fortes!
Seis dias muito marcantes por diversos motivos: 1) Muita gente, muita gente e muita gente. Imagine caminhar por ruas com milhares de pessoas. Imagine as filas para comida. 2) Um calor intenso (as temperaturas registraram entre 32º e 48º.)
Mas o mais interessante é que isso não fazia importância, não alterava o humor, ou os ânimos de quem participava. A fé e força de vontade, eram maiores.
Madri estava pronta para receber essa quantidade de peregrinos, o sistema de metro era fantástico. Centenas de atividades culturais gratuitas.
Os paroquianos ofereciam ajuda nas ruas. A cidade estava limpa e aconchegante.
A diversidade católica parecia não existir. Cada um em sua língua professava o mesmo credo.
O grito da juventude era o mesmo: Benedictus . Um coro forte e cheio de jovialidade.
Não sei se somos o único País que chama o Papa como Bento XVI, mas lá fora o nome que ecoava era Benedictus.
Quantas e quantas vezes ouvimos o grito: “Esta ES La Juventud Del Papa”. Mas o que é ser: Juventude do Papa? É ter um Cristianismo maduro e responsável, mas com a força da juventude.
Nosso querido Papa fez a consagração dos jovens do mundo inteiro ao Coração de Jesus: “(...) com ardente oração, eu os consagro ao vosso Coração, para que, enraizados e edificados em Vós, sejam sempre vossos, na vida e na morte. Que jamais se separem de Vós (…)”
Fomos a todo momento tratados como amigos, nos sentimos queridos e amados.
O anúncio foi feito: JMJ 2013 no Rio de Janeiro. A Cruz da JMJ 2013 e Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil em setembro
Conclusões: é duro, mas vale a pena, e com a Graça de Deus, em 2013, um pouco menos jovem, quero sim participar.
Abraços Decolores.
Geizilaine Camila
Nenhum comentário:
Postar um comentário