terça-feira, 15 de novembro de 2011

Mês Vocacional

   
                  O mês de agosto como vocacional foi indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – em 1981, na sua 19ª Assembléia Geral. Em 1983, reforçando esta caminhada, foi celebrado em todo o Brasil um Ano Vocacional. O objetivo principal foi o de instituir um tempo, o mês de agosto, voltado prioritariamente para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios. A Igreja, cumprindo a ordem de Jesus, deve rezar ao Senhor da Messe para que envie operários para a “sua messe”. A nova evangelização necessita de muitos e qualificados evangelizadores: cristãos e cristãs leigos comprometidos, consagrados e consagradas totalmente doados ao Reino, ministros ordenados que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade do povo de Deus.
Primeiro Domingo: Dia do Padre.  Ao padre – pai – compete ser sinal da unidade de todo o povo de Deus, contribuindo, pela caridade pastoral, para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora, missionária e fortalecida.
Segundo Domingo: Dia dos Pais. Um dia para a família; o dia dos pais. A família é chamada por Deus a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a ser testemunhas do amor e da fraternidade. Nossa vocação é a da inclusão de todos em uma família, que seja fraterna, justa, solidária, missionária, bem como evangelizadora para todos.
Terceiro Domingo: Dia da Vida Religiosa.  Um dia para a vida religiosa. Quando nos referimos à vida religiosa temos presente os homens e mulheres que vivendo em comunidade, buscam a perfeição pessoal e assumem a missão própria do seu Instituto, Ordem ou Congregação. Com eles vamos formar a grande comunidade, que é a Igreja, em sua missão de evangelização.
Quarto Domingo: Dia dos Catequistas. Um dia para os catequistas e os ministérios leigos. Eles são, por vocação e missão, os grandes educadores da fé na comunidade cristã. Junto com eles, e tendo-os como símbolo e referência, recordamos hoje também todos os que na comunidade e na sociedade assumem ministérios e serviços.
Vale a pena oferecer a própria vida por Cristo, a serviço de Seu Reino de Amor e de Paz!                                                                                                                                                  Joseane Couto

Nenhum comentário:

Postar um comentário