sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Você Conhece: São Josemariá Escrivá


                 Nasceu em 1902, em Barbastro, Espanha é o segundo de seis irmãos, e desde pequeno viveu costumes cristãos como a confissão e a comunhão frequentes, a recitação do terço e a esmola.
       Em 1918, sentiu que Deus queria algo dele, mesmo não sabendo do que se tratava. Decidiu entregar-se completamente a Deus, fazendo-se sacerdote. Em 1925 recebeu o sacramento da Ordem.
       Em Madri, em 2 de outubro de 1928, durante um retiro espiritual, Deus fez-lhe ver a missão à qual o havia destinado: nesse dia nasceu o Opus Dei. A missão específica do Opus Dei é promover, entre homens e mulheres de todos os âmbitos da sociedade um compromisso pessoal de seguir a Cristo, de amor a Deus e ao próximo e de procura da santidade na vida cotidiana.
      Entre esse ano 1950, o Opus Dei recebeu várias aprovações pontifícias de Roma, por impulso direto do fundador, o Opus Dei foi-se estendendo paulatinamente para trinta países dos cinco continentes, entre 1946 e 1975. Durante o Concílio Vaticano II (1962-1965), o fundador do Opus Dei manteve uma relação intensa e constante com numerosos Padres conciliares. Alguns dos temas que formam o núcleo do magistério conciliar foram frequente objeto de suas conversas, como por exemplo, a doutrina sobre a chamada universal à santidade ou sobre a função dos leigos na missão da Igreja.
       Faleceu em Roma, no dia 26 de junho de 1975. Em 6 de outubro de 2002, na Praça de São Pedro, aconteceu a canonização de Josemaría Escrivã.  Na homilia, João Paulo II destacou que o novo santo, “compreendeu claramente que a missão dos batizados consiste em elevar a Cruz de Cristo sobre todas as realidades humanas”. “Realmente é um grande ideal o vosso, que desde o início antecipou-se à teologia do laicato, que depois caracterizou a Igreja do Concílio e do pós-Concílio. Essa é a mensagem e a espiritualidade do Opus Dei: viver unidos a Deus no meio do mundo, em qualquer situação, cada um lutando para ser melhor com a ajuda da graça, e dando a conhecer Jesus Cristo com o testemunho da sua própria vida”. Opus Dei, provem do latino e significa "Obra de  Deus.
                                                                                                   
Fonte: http://www.escrivaworks.org.br/doc/sao_josemaria.htm



Nenhum comentário:

Postar um comentário