sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Os Sacramentos e as Sacramentais


Jesus Cristo, hoje glorificado e ao lado direito do Pai, como Ele mesmo já havia anunciado, continua agindo em nossa vida e nos comunicando sua Graça através dos sete Sacramentos, que Ele mesmo instituiu e confiou à Igreja.
Os Sacramentos são sinais sensíveis e visíveis que nos concedem a vida divina. São eles: Batismo, Eucaristia e Crisma (sacramentos de iniciação Cristã); Penitência e Unção dos enfermos (sacramentos da cura); Ordem e Matrimônio (sacramentos ao serviço da comunhão e da missão). Pode-se perceber que eles tocam todas as etapas importantes da vida cristã.
Através do Batismo somos reconhecidos como Filhos de Deus e confirmamos essa nossa vontade com o sacramento do Crisma. A Eucaristia é nosso alimento espiritual, que nos fortalece e garante a vida, e a Penitência é o modo como nos reconciliamos com o Pai quando nos afastamos de sua Graça por causa do pecado. A Unção dos Enfermos nos cura e liberta das enfermidades do corpo e da alma. O matrimônio dá ao homem e à mulher uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, de modo que já não são dois, mas uma só carne. E a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos seus Apóstolos continua a ser exercida na Igreja.
Já os Sacramentais, instituídos pela Igreja, são sinais sagrados pelos quais somos preparados para receber o fruto dos sacramentos e ter santificadas várias circunstâncias de nossa vida. Os sacramentais não conferem a Graça do Espírito Santo assim como os Sacramentos, mas pela oração da Igreja nos preparam para recebê-la. Entre os sacramentais, encontram-se primeiramente as bênçãos, que são louvores a Deus e orações para obter seus dons, as consagrações de pessoas e as dedicações de coisas para o culto a Deus.
Jesus em sua infinita bondade e misericórdia, não querendo nos deixar sem Seu amparo, deixou-nos os sacramentos de modo que assim, estivéssemos em íntima comunhão com Ele.


Nenhum comentário:

Postar um comentário