Depois da queda, o homem não foi abandonado por DEUS ao contrário ele o chama e lhe anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal. Essa passagem do (Gn) foi chamada de “Proto Evangelho” por ser o primeiro anuncio do Messias, a tradição cristã vê nesta passagem um anuncio do “Novo Adão” que por sua obediência até a morte de cruz” (FL2.8).
Numerosos padres e doutores da igreja, vêem na mulher anunciada no Proto Evangelho “ Maria a Nova Eva” e por que Nova Eva? Simples, ela está repleta do favor divino, a Mãe de Cristo, ela que foi beneficiada da vitória sobre o pecado, ela foi preservada de toda a mancha do pecado original conquistada por Cristo.
Maria Santa Mãe da igreja cujo nome profético significa: Mãe da vida ou dos viventes. Vê-se, pois, que a mulher de (Ap12) é a mulher como tal, na sua função especifica da maternidade, já designada pelo nome de EVA. No Proto Evangelho Gn3.15, “Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar”.
O senhor DEUS quis colocar a mulher, e não o homem, como protagonista mais remota da obra da redenção; ela é a fonte ou a origem da linhagem donde sai o Messias e a vitória do Bem sobre o Mal: e nas entranhas da Mulher agraciada por DEUS ou cumuladas dos favores divinos que está escondida a salvação da humanidade.
Fonte: curso de Mariologia -D.Estevão Bettencourt, e Catecismo da Igreja Católica cap.IV410/411.
Nenhum comentário:
Postar um comentário