sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Maria, Nova Eva



          Depois da queda, o homem não foi abandonado por DEUS ao contrário ele o chama e lhe anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal.            Essa passagem do (Gn) foi chamada de “Proto Evangelho” por ser o primeiro anuncio do Messias, a tradição cristã vê nesta passagem um anuncio do  “Novo Adão” que por sua obediência até a morte de cruz” (FL2.8).
        Numerosos padres e doutores da igreja, vêem na mulher anunciada no Proto Evangelho  Maria a  Nova Eva”  e por que Nova Eva?  Simples, ela está repleta do favor divino, a Mãe de Cristo,  ela que foi beneficiada da vitória sobre o pecado, ela foi preservada de toda a mancha do pecado original conquistada por Cristo.
      Maria Santa Mãe da igreja cujo nome profético significa: Mãe da vida ou dos viventes.    Vê-se, pois, que a mulher de (Ap12) é a mulher como tal, na sua função especifica da maternidade, já designada pelo nome de EVA.      No Proto Evangelho Gn3.15, “Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar”.
    O senhor DEUS quis colocar a mulher, e não o homem, como protagonista mais remota da obra da redenção; ela é a fonte ou a origem da linhagem donde sai o Messias e a vitória do Bem sobre o Mal: e nas entranhas da Mulher agraciada por DEUS ou cumuladas dos favores divinos que está escondida a salvação da humanidade.
 Fonte: curso de Mariologia -D.Estevão Bettencourt, e Catecismo da Igreja Católica cap.IV410/411.

Nenhum comentário:

Postar um comentário