sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Juventude – é caráter de alma!


                 “A idade mais florida e bela é a juventude”. A juventude é um tempo de descobertas, sonhos, dúvidas, desafios e inúmeras possibilidades, e suas escolhas poderão dizer o que seremos, para onde iremos... É interessante notar, que na passagem do Evangelho de Nosso Senhor, em Mt 19, 16-22, “O jovem rico” que, um jovem virtuoso pergunta a Jesus o que devia fazer para ter a vida Eterna (v. 16), e Jesus o diz para observar os Mandamentos da Lei de Deus (v. 17), mas o jovem diz que isto já tem observado desde criança, então, Jesus o dá a possibilidade – “Se queres ser perfeito, vai vende teus bens, dá-os aos pobres e terás um tesouro nos Céus. Depois, vem e segue-Me” – mas, narra o Evangelho, que o jovem ficou triste porque era rico e possuía muitos bens. Em outra passagem, que narra o chamado de Jesus aos primeiros apóstolos (Mt 4, 18-22),  - “Vinde após a mim e vos farei pescadores de homens” – e o Evangelhista nos diz – “eles abandonaram as barcas e seu pai e O seguiram” (v.22).
Jesus, respeita a liberdade do jovem e o dá possibilidades e mesmo quando diz – “vende tudo e Me segue”, não que Jesus proíba o jovem de ter coisas materiais, mas que ele  - o jovem – ponha sua confiança em Deus, saiba esperar e viver confiante na providencia Divina e não nas coisas passageiras e supérfluas do mundo
Alguém já disse, que “Juventude é caráter de alma, não envelhece, sim amadurece”, então, talvez tivesse sido a juventude amadurecida dos primeiros apóstolos que o fizeram largar tudo e seguir Jesus?
“O jovem não foi feito para o prazer, mas para o desafio” (Paul Marcel, filosofo francês Cristão), citação feita no livro “NAMORO”, do Prof. Felipe Aquino, ed. Cléofas, 31º edição.
Gostaria de concluir com esta reflexão: O adulto é um jovem amadurecido e por mais que vivamos 150 anos, seremos jovens diante da eternidade que Jesus nos garantiu. Ser jovem é deslumbrar-se no outono, das flores que florirão ainda, na primavera...
Lembrem-se “Viver pra dar amor e paz, felicidade a quem vier e esse será o meu cartão de identidade... La, laa, la, la...”
DECOLORES!

Nenhum comentário:

Postar um comentário