quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Saúde e Bem Estar: Cuidados com a pele no verão

Por Daisy Santos,


A pele é uma barreira que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo e um termômetro que controla nossa temperatura. Por isso, merece cuidados especiais no verão, época em que a incidência dos raios solares na pele é maior. Por isso, seguem algumas dicas para cuidar bem da sua pele:

v Evite a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão).
v Evite o consumo de alimentos gordurosos e condimentados. Beba sempre muita água, para repor o que o corpo perdeu com a transpiração.
v Use sempre óculos escuros e chapéus para não prejudicar os olhos e o rosto, evitando assim conjuntivite e outras doenças.
v Use sempre filtro solar e protetor labial, aplicando 30 minutos antes da exposição e,
v Reaplicando a cada duas horas ou quando necessário.

Escolhendo o protetor solar

Filtro solar ou bloqueador solar?

Os filtros solares possuem substâncias que absorvem a radiação UVA e UVB e a transformam em luz visível, inofensiva para a pele, ou seja, uma barreira química contra os raios. Já os bloqueadores solares oferecem uma barreira física, impedindo que os raios sejam absorvidos pela pele. Sua desvantagem é que ele é opaco e forma uma grossa camada sobre a pele, sendo mais difícil de espalhar e deixar “invisível” e bloqueia os poros da pele, o que favorece o surgimento de espinhas.

Qual FPS é o mais indicado?

O FPS não está relacionado à proteção em si, e sim ao tempo de exposição ao sol sem que seja perdida a eficácia do produto. Ex: A pele exposta ao sol sem proteção leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, a pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.
O bloqueio dos raios UVB é o mesmo para todos, o que muda é o tempo de duração do produto na pele com a devida proteção.

No verão, cuide bem de quem protege você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário