segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Histórias do Papa Francisco

O Papa Francisco pegou uma cadeira para o Guarda Suíço, porque ele estava de pé à noite toda. E também ofereceu pão e presunto. 
Aconteceu ano passado, em 2013. O Papa Francisco saía de manhazinha do seu apartamento na Casa Santa Marta, onde continua morando, quando viu no corredor e bem na frente da porta do seu apartamento um guarda suíço.
O Papa perguntou o que fazia ali e se ele tinha ficado acordado a noite toda.
_ "Sim", respondeu o guarda.
_”De pé?” Perguntou o Papa Francisco. _”Você não está cansado?”
 _"É meu dever, Sua Santidade, para sua segurança."
Papa Francisco olhou para ele, voltou para o seu apartamento, e depois de alguns minutos voltou com uma cadeira entre as mãos.
_ “Pelo menos agora sente-se e descanse!” - disse fraternalmente o Papa Francsico.
O guarda ciente do seu dever respondeu confuso:
_ "Desculpe-me Sua Santidade, mas não posso sentar-me em serviço, as regras não permitem"
_ "As regras?” disse Francisco.
_"Sim, meu capitão, Sua Santidade...", respondeu o guarda.
Então o Papa carinhosamente respondeu: 
_"Bem, mas eu sou o Papa e lhe peço que se assente."
Pouco depois, o Papa retornou ao seu apartamento e voltou trazendo pão e presunto, que entregou ao coitado do guarda suíço, para se alimentar, e este já não sabia o que fazer...
- Bom proveito, meu irmão... disse-lhe o Papa,  deixando o guarda sentado e comendo o seu sanduiche...
“Poderoso é quem descobre a significância dos gestos. A espontaneidade da fraternidade sempre questiona nossos gestos pequenos...”

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário