terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Faces de Maria: Nossa Senhora de Lourdes

Por Jacianne Lacerda


Em uma gruta, Nossa Senhora de Lourdes se manifestou à humanidade através de uma pobre e humilde jovem de 14 anos de idade, chamada Bernadette Soubirous. Suas 18 aparições, tiveram como objetivo revelar-nos um grande mistério divino “Eu sou a Imaculada Conceição” e pedir penitência ao mundo, para que todos rezassem pela conversão dos pecadores e tivessem uma conduta responsável e digna.

Sua devoção começou no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, França.  Nesta época, existiam muitas desigualdades, pobreza, analfabetismo, discórdias e no início a sua aparição a Bernadette, causou diante da população e da Igreja desconfiança e foi posto à prova sua aparição.

Conta a história, que, Bernadette e duas companheiras, foram à Gruta de Massabielle, para apanhar lenha. Num certo momento, sua irmã e a amiga se adiantaram, e Bernadette aproveita para descansar próximo à gruta, de repente, ouviu um ruído de vento, mas observou que as folhas permaneciam imóveis. Conta-se, que, Bernadette levantou os olhos na direção da gruta e no nicho avistou uma Senhora vestida de branco, cinto azul e uma rosa dourada sobre cada um dos pés. Nas mãos trazia um rosário. Surpresa, ela pegou o seu terço e tentou em vão fazer o sinal da cruz. Esse foi o início de suas aparições, todas marcadas pela amorosa manifestação de Deus por meio de Maria à humilde menina.

Durante suas 18 aparições, Nossa Senhora de Lourdes dizia a Bernadette: "Vá beber na fonte e lavar-se!". Esta fonte de água é a mesma em que os peregrinos se lavam e bebem ainda hoje.

 Em Lourdes milhares de peregrinos de diferentes lugares participam das procissões de vela e do Santíssimo, uma peregrinação que Maria também havia pedido a Bernadette em Sua aparição: "Quero que venha muita gente em procissão”.

Uma das grandes revelações de Maria em Lourdes foi afirmar que Ela era a Imaculada Conceição, “Eu sou a Imaculada Conceição”, título que o Papa Pio IX havia dado a Maria 4 anos antes em Roma, mas, que, Bernadete não tinham conhecimento disso. Esse título é um Dogma de Fé da Igreja, uma verdade de fé em que os católicos acreditam. As demais aparições se resumem na mensagem de Oração, Penitência e Conversão.

Com as aparições de Nossa Senhora em Lourdes, tanto a população quanto a Igreja desconfiaram de Bernadete, e esta desconfiança começou a ficar muito séria. Por isso, Nossa Senhora, numa de suas últimas aparições, disse a Bernadete que fosse à gruta em determinado dia e hora e começasse a cavar o chão com as próprias mãos. Bernadete obedeceu e no local onde ela cavou, começou a brotar água e nunca mais parou e era sabido por todos que ali, era um lugar seco onde jamais tivera fonte de água.

Ao saber da água que brotou na gruta, o povo começou a ir até lá em busca de cura. Então, começaram a acontecer curas inexplicáveis entre o povo que se banhava nas águas da gruta de Lourdes. Curas de pessoas deficientes físicas, paraplégicos e de enfermidades incuráveis, confirmadas por médicos e cientistas. As curas, aliás, nunca deixaram de acontecer em Lourdes até hoje.

No dia 18 de janeiro de 1862, Dom Laurence, bispo de Tarbes, deu a declaração oficial proclamando a posição da Igreja diante dos acontecimentos de Lourdes: “Inspirados pela Comissão composta por sábios, doutores e experientes sacerdotes que questionaram a jovem, estudaram os fatos, examinaram tudo e pesaram todas as provas. Chamaram também a ciência, e estavam convencidos de que as aparições são sobrenaturais e divinas, e que por consequência, o que Bernadete viu foi a Santíssima Virgem Maria”.


Mesmo após tantos anos, ainda vemos traços da época: desigualdade, exploração, pobreza, guerras. Neste contexto, Maria nos dirige o mesmo apelo ao nosso duro coração: Oração, penitência e conversão. Sejamos fiéis a Deus.

“Ó Maria, concebida sem pecado original, rogai por nós que recorremos a vós”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário