quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Nossa história - Igreja Católica Apostólica Romana

Por João Paulo,

Olá amigo leitor, este ano vamos contar a história da nossa querida Igreja: o inicio, acontecimentos  marcantes, curiosidades etc..

Você sabia que a Igreja Católica possui mais de dois mil anos de historia? É a mais antiga instituição no mundo, fundada pelo nosso SENHOR JESUS CRISTO, quando Ele chama o apóstolo PEDRO e diz: “Eu te declaro: Tu és PEDRO, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”(Mt 16, 18-19).

Após a morte de JESUS, os discípulos se separam, Pedro junto a Paulo fundam a  comunidade de Roma, e Pedro se torna o primeiro Bispo de Roma, devido ao seu primado, os outros unem-se a ele tornando-o cabeça do colégio apostólico e colégio Episcopal. Naquela época os termos “presbítero e bispo” eram sinônimo usados para lideres da igreja local que eram submetidos a um apóstolo, cujo sucessor ele mesmo escolhia.  O fim do pontificado de Pedro foi no ano 67 d.c, quando ele (Pedro) foi crucificado de cabeça para baixo a pedido próprio, por dizer não ser digno de ser crucificado como seu Senhor. O sucessor de Pedro foi um de seus próprios discípulos, Papa Lino.

Alguns Papas tiveram passagens marcantes na igreja, como Papa Lino, que foi o primeiro a usar o termo “ministério católico”, ou igreja universal; Papa clemente I, quarto na sucessão de Pedro estabeleceu o uso da crisma e, da palavra “amém” nas cerimônias religiosas; Papa Alexandre I, sexto na sucessão de Pedro, foi quem inseriu a narração da Última Ceia na celebração do Santo Sacrifício da Missa, e teve um papel importante nas tradições litúrgicas e administrativas da Igreja de Roma; Papa Telésforo, 8º papa, foi quem distinguiu a missa do galo, a celebração da páscoa aos domingos, a manutenção de sete semanas para quaresma antes da páscoa e o cantar do glória;  Papa  Higínio, 9º papa, estabeleceu o costume de padrinho e madrinha no batismo; Papa Vitor I, 14º papa, estabeleceu o domingo como dia sagrado mas a prática só tornou universal no primeiro concilio, o Concilio de Niceia, que aconteceu em uma época de muitas perseguições aos cristãos e muitas discórdias dentro da igreja, foi  uma reunião  de bispos com o Imperador Constantino I e foi a primeira tentativa de um consenso da igreja.

Bom! mas esse é um assunto para nosso próximo jornal, não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário