terça-feira, 8 de março de 2011

Resumo da Ultréia de Janeiro


“Família: Santuário da Vida!”

“A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família é o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor”.
Assim, o grupo Nossa Senhora de Fátima, inicia o ano de 2011 coordenando a primeira Ultréia mensal do setor com o tema “Família: Santuário da Vida”, de uma forma dinâmica e fiel ao método do MCC: VER, JULGAR E AGIR.
A Família é o nosso fundamento, a base do nosso futuro, mas é reconhecido – VER - que a família unidade base da sociedade, enfrenta, desde algum tempo, problemas complexos, que tem afetado a sua estrutura. Tais problemas ou desajuste familiar ocorrem por motivos mais diversos tais como, o desrespeito de cada uma das pessoas em relação à outra, inclusive no que tange a privacidade, à ausência de diálogo, a desmotivação da vida à dois e a FALTA DE AMOR, este último tem contribuído, em larga escala, para a dissolução da estrutura familiar.
O grupo de forma dinâmica aplicou - O JULGAR - abordando 10 assuntos ligados à Família: 1) MATRIMONIO; 2)RELIGIÃO; 3)AMOR; 4)VÍCIOS; 5)FILHOS; 6) EDUCAÇÃO; 7) RESPEITO, DEVERES E DIREITOS; 8) OBDIÊNCIA ENTRE FILHO E PAI; 9) PONTOS NEGATIVOS E POSITIVOS PRESENTES NA FAMÍLIA; 10) VALORES. Foram organizados grupos entre os presentes, para estudo Bíblico e breve apresentação em plenária de um representante de cada grupo, das principais conclusões e síntese obtida.
Foi possível sentir, o quanto precisamos defender com todas as forças nossas famílias, partindo pela nossa. A importância do testemunho de vida dos pais, para dar exemplo aos filhos, com um Matrimonio Santo e afetuoso, com um diálogo constante em família, catequese familiar, respeito e observância aos Mandamentos de Deus, Amor... Foi interessante, a síntese de um grupo, quando partilhou que, na atuação na Pastoral do Batismo, às vezes, pais encontram DIFICULDADES em encontrar padrinhos unidos em MATRIMÔNIO para batizar seus filhos, quando, já não são os próprios pais nesta situação...
Não podemos ficar indiferentes a esta situação. A Ultréia concluiu-se nos chamando à missão de Evangelizar ambientes. O VER E JULGAR já foi feito, cabe-nos então - AGIR - como Cristãos comprometidos com a causa comum e com o Dever de Anunciar, com palavras e ações o Reino de Deus.
DECOLORES - Grupo Nossa Senhora de Fátima


Nenhum comentário:

Postar um comentário