terça-feira, 8 de abril de 2014

Saúde e Bem Estar: Como está o seu sono?

Por Daisy Santos,

Todos querem ter uma boa noite de sono e acordar relaxado no dia seguinte, mas para os brasileiros dormir bem é um privilégio, pois segundo dados do Instituto do Sono, 63% da população adulta do País têm alguma queixa relacionada ao sono.

As principais causas de dificuldade para se ter uma boa noite de sono estão relacionadas com o estresse provocado pelo dia a dia agitado.

Estudos comprovam que um bom descanso noturno traz muitos benefícios como: a diminuição de doenças cardíacas e doenças metabólicas como diabetes e obesidade, melhora da memória, criatividade, disposição, concentração, ou seja, traz uma vida mais saudável.

Existe no mercado medicamentos que ajudam a dormir, porém a automedicação deve ser evitada. O melhor é adotar algumas medidas simples e importantes para ter um sono mais saudável como:


  1. Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama;
  2. Mantenha um ritmo de sono: deite-se para dormir na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;
  3. Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler;
  4. Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;
  5. Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir;
  6. Escureça o quarto. Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;
  7. Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o dia ou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;
  8. Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia- a dia, especialmente da segunda parte do dia.

Boas noites de sono são imprescindíveis a qualquer um que pretenda manter a saúde em forma!


Decolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário