terça-feira, 1 de abril de 2014

História da Igreja: Concilios

Por João Paulo,


Olá amigo leitor, como vimos na edição anterior, Jesus deixa sobre Pedro a missão de propagar sua igreja. Após a separação dos apóstolos, a igreja se espalha por todo o oriente e  ocidente e Pedro se torna o primeiro chefe da igreja. Por volta dos séculos III, a igreja passa por uma serie de perseguições por parte de imperadores e também havia algumas  discordâncias sobre alguns temas religiosos, então foram feitos alguns concílios separados, mas era preciso uma reunião com todos os bispos de todas as províncias para a unificação plena da igreja.

Segundo uma tradição, o imperador Constante I,  em uma noite antes de uma batalha, sonha com uma cruz e nela escrito ”sob este símbolo vencerás”. No dia seguinte, ele ordena que desenhassem uma cruz em todos os escudos e capacetes dos soldados, que, conseguem uma vitória esmagadora sobre o inimigo. Após este acontecimento, Constante I se converte e dele que vem a ordem de  um concilio que envolvesse o maior número possível de bispos; a cidade escolhida foi Niceia por ser de fácil acesso, dai a origem do nome Concilio de Niceia.

Este concílio aconteceu no ano de 325 e não há um numero certo de participantes, mas, conta-se de 250 a 318 participantes, entre bispos, arcebispos, diáconos e acólitos. O Papa em exercício na época era Silvestre I, o 33º papa na sucessão de Pedro, mas, ele não compareceu a este concílio por motivos de saúde e por ser longe de Roma, mas enviou representantes.

Os principais temas deste Concílio foram à supremacia de Deus, sendo o Pai Eterno e Jesus seu filho, e não os dois como uma única pessoa. A páscoa sendo celebrada no domingo. Também foi exigido o fim das perseguições, e estabeleceu que o Bispo de Roma teria uma autoridade especial sobre todos os outros devido sua ligação a São Pedro, e assinaram a  profissão de fé conhecida como “Credo de Niceia”, que era como a seguir:

Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis; E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual por causa de nós homens e por causa de nossa salvação desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos àqueles que dizem: 'existiu quando não era' e 'antes que nascesse não era' e 'foi feito do nada', ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente, ou foi criado, ou é sujeito à alteração e mudança, a estes a Igreja anatematiza”.

Após o Concilio a igreja se expande e constrói  monumentos, até que no ano de 350 d.C, as perseguições recomeçam. A frente da igreja estava Papa Júlio I, 35º papa, ele decreta dia 25 de dezembro como nascimento de Jesus. O Papa Damaso I, 37º papa, enfrentou batalhas em nome da igreja e ajustou relações civis e eclesiásticas conseguindo o fim das perseguições. Também foi ele quem pediu a São Jerônimo  Estridão a revisão latina da Bíblia, conhecida como vulgata latina, sendo até hoje a tradução mais usada no mundo, e foi o primeiro papa a usar o Anel do Pescador  como símbolo de São Pedro.


Foi também nesse período que aconteceu o Concílio de Constantinopla, no ano de 381. O principal tema: a divindade do espirito santo, como terceira pessoa da santíssima trindade.  Papa Siricio, 38º papa, foi o primeiro a apoiar o celibato de sacerdotes e diáconos. Papa  Anastácio I, 39º Papa , foi quem decretou que os sacerdotes ficassem de pé durante o Evangelho. Papa Inocêncio, 40º papa, era filho de Anastácio, foi  primeiro caso de filho substituir pai, já que nesta época os presbíteros podiam se casar. E foi em seu pontificado que ficou pronto a tradução da Bíblia, no ano de 404. No ano de 431 a igreja convoca seu terceiro concílio, um dos principais temas era a virgem Maria, mas, esse será o assunto para nossa edição! Decolores!

Nenhum comentário:

Postar um comentário