quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Leitura Orante

Leitura  Orante da Palavra de Deus LECTIO DIVINA

A Bíblia é o Livro da Palavra de Deus, que contém a mensagem da redenção Divina à humanidade. Sua leitura serve de inspiração em todas as circunstancias da vida.
                 A Leitura Orante da Bíblia – Lectio Divina – é uma forma simples de encontrar o Senhor, através da reflexão e da oração baseadas nas Escrituras. eé o melhor meio de que dispomos para conhecimento mais vivencial da Palavra de Deus. Para isso, basta, num lugar tranqüilo, através de um exercício de concentração, colocar-se na presença de Deus, numa atitude de Fé, e pedir-lhe a Graça de uma boa oração.
Eis os quatros passos da Leitura Orante da Bíblia:
1. LEITURA (Lectio): É o primeiro passo para se conhecer e amar a Palavra de Deus. Leia devagar e com muita atenção o texto Bíblico e responda a pergunta: O QUE O TEXTO DIZ?
2. MEDITAÇÃO (Meditatio): É o segundo passo da Leitura Orante. A meditação deve atualizar o texto e traze-lo para dentro da nossa vida e realidade. Saboreie com calma a frase que mais lhe falou ao coração e responda a pergunta: O QUE O TEXTO ME DIZ?
3. ORAÇÃO (Oratio): Converse com Deus, o que você através da leitura e da meditação descobriu, o sentido, com ele se compreendeu e assimilou para sua vida. Reze a partir da Palavra de Deus e responda a pergunta: O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS?
COMTEMPLAÇÃO-AÇÃO (Comteplatio): Este quarto passo consiste em enxergar, saborear e agir! Agora é o momento de observar os efeitos desta Palavra sobre você. Procure ver a realidade com novos olhos e responda a pergunta: O QUE VEJO MELHOR E VOU FAZER?
DECOLORES!
Colaboração Eloísa Neves
Leia mais em: www.padrereginaldomanzotti.org.br/artigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário