quarta-feira, 26 de março de 2014

São José e sua relação com Santo Antonio do Monte

Por Thiago Bolina e João Alves,


São Jose através de um sonho teve a visão e  a comunicação de um anjo anunciando que sua esposa, a virgem Maria, foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus.

A partir desse momento São Jose assumiu o seu papel de marido e acolheu a palavra e a escolha de Deus aceitando humildemente sua missão.

São José, mesmo sabendo que Maria carregava no seu ventre o Salvador do mundo, nos diz a tradição que era um humilde carpinteiro, que exerceu o oficio por toda sua vida, onde também o ensinou a Jesus. Não se sabe ao certo, mas aponta-se que São José morreu antes da vida pública de Jesus.

Sendo um dos Santos mais populares da Igreja, exemplo de homem fiel, comprometido e justo foi proclamado padroeiro da Igreja Católica Apostólica Romana pelo Papa Pio IX. Também é lembrado como padroeiro das famílias, protetor dos trabalhadores e dos agonizantes. Sua festa é celebrada no dia 19 de Março como “esposo de Maria” e no dia 1 de Maio como “São José Operário”. Muitas cidades pelo mundo receberam seu nome, paróquias o tem como Padroeiro, e muitas pessoas também foram batizados com o nome de “José”.

Em nossa Diocese de Luz, existem cinco Paróquias dedicadas a São José, nas cidades de Bom Despacho, Córrego D’antas, Luz, Medeiros e Santo Antônio do Monte, que, reafirmam a devoção popular e a Fé ao Santo.

Em Santo Antônio do Monte, a Paróquia São José foi criada no ano de 2009, onde, desde então tem sido construída a monumental Igreja Matriz de São José, com a mobilização de toda a comunidade urbana e rural do Município, assumindo como seu primeiro pároco, Padre Adelson José de Sousa.


Um fato curioso aconteceu na escolha do nome do padroeiro desta paróquia em Santo Antônio do Monte. No ano de sua criação, houve a cogitação da Paróquia ser dedicada a São Paulo Apóstolo, em virtude do ano Paulino e por não existir na Diocese de Luz, até a ocasião, nenhuma Paróquia dedicada a São Paulo. No entanto, pela fervorosa devoção e incontestável desejo dos futuros paroquianos em homenagear também o bairro São José, onde se localiza a Igreja, o bispo recomendou que fosse realizada então, uma votação para a escolha do nome do padroeiro ou padroeira. Muitos Santos e Santas foram lembrados e tiveram seus votos, mas, já como esperado, São José obteve a maior vontade popular e intercede por esta Paróquia e por seus paroquianos desde então.

Nenhum comentário:

Postar um comentário