sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

O Mistério da Encarnação

Neste mês de dezembro sinta-se convidado, a olhar para a manjedoura, para a humildade e fragilidade da criança que, entre palhas, demonstra a loucura do Amor de Deus em busca do coração do homem. O mistério da encarnação de Jesus é o início de um caminho concreto, visível, dentro da história humana, iniciado por Deus para entrar em comunhão de amor conosco. O Presépio juntamente com a Cruz e o Santíssimo Sacramento revelam a eterna doação de Cristo que começou na encarnação e não termina jamais, porque continua em cada Eucaristia.
             Deus veio para nos salvar, se nos unirmos a Ele, se conformarmos a nossa vontade com a Sua, Ele conhece a nossa natureza, Ele conta com ela, e por isso nos deu tudo, que nos pode ajudar, para alcançarmos o fim. O Deus-Menino se tornou nosso permanente mestre para nos dizer o que devemos fazer. Para que a vida humana seja inundada da vida divina, não basta uma vez por ano, ajoelhar-se diante do presépio e deixar-se cativar pelo encanto da Noite Santa. Para isto, devemos estar em comunicação diária com Deus, ouvir as palavras que Ele falou e que nos foram transmitidas, e segui-las. E, antes de tudo, rezar, como o Salvador mesmo ensinou insistentemente. “Pedi e recebereis”. Esta é a promessa segura de atendimento.
Além disso, Cristo não nos deixou órfãos. Ele mandou o seu Espírito, que nos ensina toda a verdade; Ele fundou a sua Igreja, que é conduzida pelo seu Espírito, e estabeleceu nela os seus representantes, pela boca dos quais o seu Espírito fala para nós com palavras humanas. Nela uniu os fiéis em comunidade e deseja que um ajude o outro. Assim, não estamos sós, e onde fracassa a confiança em si mesmo e a própria oração, aí entra a força da obediência e a força da intercessão.
“E o Verbo se fez carne”. Isto se tornou realidade no estábulo de Belém. Mas cumpriu-se ainda de outra maneira. “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue, este terá a vida eterna”. O Salvador que sabe que somos e permanecemos humanos, tendo que lutar dia após dia, com fraquezas, vem em auxílio da nossa humanidade de maneira verdadeiramente divina. Assim como o corpo terrestre precisa do pão de cada dia, assim também a vida divina em nós precisa ser alimentada constantemente.            
“Este é o pão vivo que desceu do céu”. Quem come deste pão todos os dias, neste se realizará, diariamente, o mistério do Natal, a Encarnação do Verbo. E este, certamente, é o caminho mais seguro, para se tornar “um com Deus” e de penetrar dia a dia de maneira mais firme e mais profunda no Corpo Místico de Cristo, chegar com o Filho do Homem, pela paixão e morte à glória da Ressurreição, é o caminho de cada um de nós, por toda a humanidade.

Davidson Rezende

Nenhum comentário:

Postar um comentário