segunda-feira, 21 de abril de 2014

Viagem do Cursilho Samonte à Aparecida do Norte

A visita anual do MCC de Santo Antônio do Monte ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte - SP, já se tornou uma tradição do Setor.

Neste ano (2014), a viagem foi realizada entre os dias 7 e 9 de Março e contou com a presença de um grande número de Cursilhistas, amigos e familiares.

Que Nossa Senhora continue intercedendo por todos nós, abençoando esta Romaria Decolores e seus organizadores, para que em 2015, estejamos novamente, como peregrinos que somos, na casa da Mãe Aparecida!

Foto dos Romeiros da viagem a Aparecida do Norte organizada pelo Cursilho Samonte
Imagem de Nossa Senhora Aparecida, no Santuário Nacional, em Aparecida do Norte - SP
Momento da Via Sacra
Momento da Via Sacra
Momento de Oração na despedida do Hotel
Equipe que colaborou na organização da Viagem à Aparecida do Norte

terça-feira, 8 de abril de 2014

Saúde e Bem Estar: Como está o seu sono?

Por Daisy Santos,

Todos querem ter uma boa noite de sono e acordar relaxado no dia seguinte, mas para os brasileiros dormir bem é um privilégio, pois segundo dados do Instituto do Sono, 63% da população adulta do País têm alguma queixa relacionada ao sono.

As principais causas de dificuldade para se ter uma boa noite de sono estão relacionadas com o estresse provocado pelo dia a dia agitado.

Estudos comprovam que um bom descanso noturno traz muitos benefícios como: a diminuição de doenças cardíacas e doenças metabólicas como diabetes e obesidade, melhora da memória, criatividade, disposição, concentração, ou seja, traz uma vida mais saudável.

Existe no mercado medicamentos que ajudam a dormir, porém a automedicação deve ser evitada. O melhor é adotar algumas medidas simples e importantes para ter um sono mais saudável como:


  1. Não coma muito e evite cafeína, nicotina e álcool pelo menos 4 horas antes de ir para a cama;
  2. Mantenha um ritmo de sono: deite-se para dormir na mesma hora todas as noites e tente manter essa rotina nos fins de semana;
  3. Se não dormir em 30 minutos, levante-se e procure uma atividade relaxante como ouvir música suave ou ler;
  4. Tome um banho morno, tente relaxar e evite pensamentos desagradáveis. Um banho pode estimular a bioquímica do sono;
  5. Exercite-se mais cedo, sempre antes e nunca depois do jantar, ou pelo menos 3 horas antes de dormir;
  6. Escureça o quarto. Geralmente, as pessoas dormem melhor em ambientes escuros;
  7. Caso você tenha insônia ou dificuldade para dormir, evite dormir durante o dia ou, se estiver muito cansado, procure dormir menos de 1 hora;
  8. Aprenda a dominar o estresse, faça um planejamento para diminuir o ritmo do dia- a dia, especialmente da segunda parte do dia.

Boas noites de sono são imprescindíveis a qualquer um que pretenda manter a saúde em forma!


Decolores!

sábado, 5 de abril de 2014

Faces de Maria: Nossa Senhora de Banneux

Por Jacianne Lacerda,


Nossa Senhora de Banneux, também conhecida como a virgem dos pobres, é uma das designações atribuídas a Santíssima Virgem Maria, que, mas uma vez escolheu um povoado simples e humilde em Banneux na Bélgica, para se manifestar, dentro de uma sociedade marxista-solialista, marcada pelas consequências da 1ª Guerra Mundial.

Suas 8 aparições, aconteceram entre 15 de janeiro a 02 de março de 1933 a uma criança de 12 anos chamada Mariette Beco. Sua Mensagem era chamar seus filhos do mundo inteiro à oração, sempre mais ardente, profunda, pura, para a conversão dos mais duros corações.

Um dos primeiros milagres da Santíssima Virgem Maria de Banneux, foi a conversão do pai de Mariette que era totalmente ateu. Em uma das visões de Mariette, a Virgem Maria revelou uma pequena fonte que seria milagrosa, ”a fonte de todas as graças” para a cura dos enfermos, onde logo mais tarde foi construída uma pequena Capela. As aparições de Banneux foram reconhecidas em 22/08/1949, pelo Bispo de Liége, D. Kerkhofs.

Assim como em Banneux, uma sociedade marcada pelos traços da 1ª Guerra Mundial, a Virgem Maria nos ensina o caminho para a salvação. E também hoje, ela nos chama para aprendermos a sermos pobres de espírito como ela foi e a nos desapegar de tudo aquilo que ainda nos escraviza, dos vícios e das prisões espirituais deste mundo. Nos pede para termos um coração semelhante ao dela, de penitencia, oração e pobre dos apegos deste mundo.
“Ninguém está perdido! Se nós rezarmos e perseverarmos na oração pela conversão dos pecadores, veremos a conversão de muitos deles! Veremos a salvação de muitas almas, muitas até dos vossos entes queridos”.


Oração à Virgem dos Pobres:

Santa Virgem dos Pobres, conduzi-nos a Jesus, Fonte da graça,
Santa Virgem dos Pobres, salvai as Nações,
Santa Virgem dos Pobres, aliviai os doentes,
Santa Virgem dos Pobres, aliviai o sofrimento,
Santa Virgem dos Pobres, rezai por nós,
Santa Virgem dos Pobres, nós cremos em Vós
Santa Virgem dos Pobres, acreditai em nós,
Santa Virgem dos Pobres, nós rezaremos muito,
Santa Virgem dos Pobres, abençoai-nos

terça-feira, 1 de abril de 2014

História da Igreja: Concilios

Por João Paulo,


Olá amigo leitor, como vimos na edição anterior, Jesus deixa sobre Pedro a missão de propagar sua igreja. Após a separação dos apóstolos, a igreja se espalha por todo o oriente e  ocidente e Pedro se torna o primeiro chefe da igreja. Por volta dos séculos III, a igreja passa por uma serie de perseguições por parte de imperadores e também havia algumas  discordâncias sobre alguns temas religiosos, então foram feitos alguns concílios separados, mas era preciso uma reunião com todos os bispos de todas as províncias para a unificação plena da igreja.

Segundo uma tradição, o imperador Constante I,  em uma noite antes de uma batalha, sonha com uma cruz e nela escrito ”sob este símbolo vencerás”. No dia seguinte, ele ordena que desenhassem uma cruz em todos os escudos e capacetes dos soldados, que, conseguem uma vitória esmagadora sobre o inimigo. Após este acontecimento, Constante I se converte e dele que vem a ordem de  um concilio que envolvesse o maior número possível de bispos; a cidade escolhida foi Niceia por ser de fácil acesso, dai a origem do nome Concilio de Niceia.

Este concílio aconteceu no ano de 325 e não há um numero certo de participantes, mas, conta-se de 250 a 318 participantes, entre bispos, arcebispos, diáconos e acólitos. O Papa em exercício na época era Silvestre I, o 33º papa na sucessão de Pedro, mas, ele não compareceu a este concílio por motivos de saúde e por ser longe de Roma, mas enviou representantes.

Os principais temas deste Concílio foram à supremacia de Deus, sendo o Pai Eterno e Jesus seu filho, e não os dois como uma única pessoa. A páscoa sendo celebrada no domingo. Também foi exigido o fim das perseguições, e estabeleceu que o Bispo de Roma teria uma autoridade especial sobre todos os outros devido sua ligação a São Pedro, e assinaram a  profissão de fé conhecida como “Credo de Niceia”, que era como a seguir:

Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis; E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual por causa de nós homens e por causa de nossa salvação desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos; E no Espírito Santo. Mas quantos àqueles que dizem: 'existiu quando não era' e 'antes que nascesse não era' e 'foi feito do nada', ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente, ou foi criado, ou é sujeito à alteração e mudança, a estes a Igreja anatematiza”.

Após o Concilio a igreja se expande e constrói  monumentos, até que no ano de 350 d.C, as perseguições recomeçam. A frente da igreja estava Papa Júlio I, 35º papa, ele decreta dia 25 de dezembro como nascimento de Jesus. O Papa Damaso I, 37º papa, enfrentou batalhas em nome da igreja e ajustou relações civis e eclesiásticas conseguindo o fim das perseguições. Também foi ele quem pediu a São Jerônimo  Estridão a revisão latina da Bíblia, conhecida como vulgata latina, sendo até hoje a tradução mais usada no mundo, e foi o primeiro papa a usar o Anel do Pescador  como símbolo de São Pedro.


Foi também nesse período que aconteceu o Concílio de Constantinopla, no ano de 381. O principal tema: a divindade do espirito santo, como terceira pessoa da santíssima trindade.  Papa Siricio, 38º papa, foi o primeiro a apoiar o celibato de sacerdotes e diáconos. Papa  Anastácio I, 39º Papa , foi quem decretou que os sacerdotes ficassem de pé durante o Evangelho. Papa Inocêncio, 40º papa, era filho de Anastácio, foi  primeiro caso de filho substituir pai, já que nesta época os presbíteros podiam se casar. E foi em seu pontificado que ficou pronto a tradução da Bíblia, no ano de 404. No ano de 431 a igreja convoca seu terceiro concílio, um dos principais temas era a virgem Maria, mas, esse será o assunto para nossa edição! Decolores!