quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Nossa história - Igreja Católica Apostólica Romana

Por João Paulo,

Olá amigo leitor, este ano vamos contar a história da nossa querida Igreja: o inicio, acontecimentos  marcantes, curiosidades etc..

Você sabia que a Igreja Católica possui mais de dois mil anos de historia? É a mais antiga instituição no mundo, fundada pelo nosso SENHOR JESUS CRISTO, quando Ele chama o apóstolo PEDRO e diz: “Eu te declaro: Tu és PEDRO, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.”(Mt 16, 18-19).

Após a morte de JESUS, os discípulos se separam, Pedro junto a Paulo fundam a  comunidade de Roma, e Pedro se torna o primeiro Bispo de Roma, devido ao seu primado, os outros unem-se a ele tornando-o cabeça do colégio apostólico e colégio Episcopal. Naquela época os termos “presbítero e bispo” eram sinônimo usados para lideres da igreja local que eram submetidos a um apóstolo, cujo sucessor ele mesmo escolhia.  O fim do pontificado de Pedro foi no ano 67 d.c, quando ele (Pedro) foi crucificado de cabeça para baixo a pedido próprio, por dizer não ser digno de ser crucificado como seu Senhor. O sucessor de Pedro foi um de seus próprios discípulos, Papa Lino.

Alguns Papas tiveram passagens marcantes na igreja, como Papa Lino, que foi o primeiro a usar o termo “ministério católico”, ou igreja universal; Papa clemente I, quarto na sucessão de Pedro estabeleceu o uso da crisma e, da palavra “amém” nas cerimônias religiosas; Papa Alexandre I, sexto na sucessão de Pedro, foi quem inseriu a narração da Última Ceia na celebração do Santo Sacrifício da Missa, e teve um papel importante nas tradições litúrgicas e administrativas da Igreja de Roma; Papa Telésforo, 8º papa, foi quem distinguiu a missa do galo, a celebração da páscoa aos domingos, a manutenção de sete semanas para quaresma antes da páscoa e o cantar do glória;  Papa  Higínio, 9º papa, estabeleceu o costume de padrinho e madrinha no batismo; Papa Vitor I, 14º papa, estabeleceu o domingo como dia sagrado mas a prática só tornou universal no primeiro concilio, o Concilio de Niceia, que aconteceu em uma época de muitas perseguições aos cristãos e muitas discórdias dentro da igreja, foi  uma reunião  de bispos com o Imperador Constantino I e foi a primeira tentativa de um consenso da igreja.

Bom! mas esse é um assunto para nosso próximo jornal, não perca!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Saúde e Bem Estar: Cuidados com a pele no verão

Por Daisy Santos,


A pele é uma barreira que bloqueia a entrada de agentes danosos ao nosso organismo e um termômetro que controla nossa temperatura. Por isso, merece cuidados especiais no verão, época em que a incidência dos raios solares na pele é maior. Por isso, seguem algumas dicas para cuidar bem da sua pele:

v Evite a exposição solar entre 10 e 16h (horário de verão).
v Evite o consumo de alimentos gordurosos e condimentados. Beba sempre muita água, para repor o que o corpo perdeu com a transpiração.
v Use sempre óculos escuros e chapéus para não prejudicar os olhos e o rosto, evitando assim conjuntivite e outras doenças.
v Use sempre filtro solar e protetor labial, aplicando 30 minutos antes da exposição e,
v Reaplicando a cada duas horas ou quando necessário.

Escolhendo o protetor solar

Filtro solar ou bloqueador solar?

Os filtros solares possuem substâncias que absorvem a radiação UVA e UVB e a transformam em luz visível, inofensiva para a pele, ou seja, uma barreira química contra os raios. Já os bloqueadores solares oferecem uma barreira física, impedindo que os raios sejam absorvidos pela pele. Sua desvantagem é que ele é opaco e forma uma grossa camada sobre a pele, sendo mais difícil de espalhar e deixar “invisível” e bloqueia os poros da pele, o que favorece o surgimento de espinhas.

Qual FPS é o mais indicado?

O FPS não está relacionado à proteção em si, e sim ao tempo de exposição ao sol sem que seja perdida a eficácia do produto. Ex: A pele exposta ao sol sem proteção leva um determinado tempo para ficar vermelha. Quando se usa um filtro solar com FPS 15, a pele leva 15 vezes mais tempo para ficar vermelha.
O bloqueio dos raios UVB é o mesmo para todos, o que muda é o tempo de duração do produto na pele com a devida proteção.

No verão, cuide bem de quem protege você!




terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Faces de Maria: Nossa Senhora de Lourdes

Por Jacianne Lacerda


Em uma gruta, Nossa Senhora de Lourdes se manifestou à humanidade através de uma pobre e humilde jovem de 14 anos de idade, chamada Bernadette Soubirous. Suas 18 aparições, tiveram como objetivo revelar-nos um grande mistério divino “Eu sou a Imaculada Conceição” e pedir penitência ao mundo, para que todos rezassem pela conversão dos pecadores e tivessem uma conduta responsável e digna.

Sua devoção começou no dia 11 de fevereiro de 1858, na pequena vila de Lourdes, França.  Nesta época, existiam muitas desigualdades, pobreza, analfabetismo, discórdias e no início a sua aparição a Bernadette, causou diante da população e da Igreja desconfiança e foi posto à prova sua aparição.

Conta a história, que, Bernadette e duas companheiras, foram à Gruta de Massabielle, para apanhar lenha. Num certo momento, sua irmã e a amiga se adiantaram, e Bernadette aproveita para descansar próximo à gruta, de repente, ouviu um ruído de vento, mas observou que as folhas permaneciam imóveis. Conta-se, que, Bernadette levantou os olhos na direção da gruta e no nicho avistou uma Senhora vestida de branco, cinto azul e uma rosa dourada sobre cada um dos pés. Nas mãos trazia um rosário. Surpresa, ela pegou o seu terço e tentou em vão fazer o sinal da cruz. Esse foi o início de suas aparições, todas marcadas pela amorosa manifestação de Deus por meio de Maria à humilde menina.

Durante suas 18 aparições, Nossa Senhora de Lourdes dizia a Bernadette: "Vá beber na fonte e lavar-se!". Esta fonte de água é a mesma em que os peregrinos se lavam e bebem ainda hoje.

 Em Lourdes milhares de peregrinos de diferentes lugares participam das procissões de vela e do Santíssimo, uma peregrinação que Maria também havia pedido a Bernadette em Sua aparição: "Quero que venha muita gente em procissão”.

Uma das grandes revelações de Maria em Lourdes foi afirmar que Ela era a Imaculada Conceição, “Eu sou a Imaculada Conceição”, título que o Papa Pio IX havia dado a Maria 4 anos antes em Roma, mas, que, Bernadete não tinham conhecimento disso. Esse título é um Dogma de Fé da Igreja, uma verdade de fé em que os católicos acreditam. As demais aparições se resumem na mensagem de Oração, Penitência e Conversão.

Com as aparições de Nossa Senhora em Lourdes, tanto a população quanto a Igreja desconfiaram de Bernadete, e esta desconfiança começou a ficar muito séria. Por isso, Nossa Senhora, numa de suas últimas aparições, disse a Bernadete que fosse à gruta em determinado dia e hora e começasse a cavar o chão com as próprias mãos. Bernadete obedeceu e no local onde ela cavou, começou a brotar água e nunca mais parou e era sabido por todos que ali, era um lugar seco onde jamais tivera fonte de água.

Ao saber da água que brotou na gruta, o povo começou a ir até lá em busca de cura. Então, começaram a acontecer curas inexplicáveis entre o povo que se banhava nas águas da gruta de Lourdes. Curas de pessoas deficientes físicas, paraplégicos e de enfermidades incuráveis, confirmadas por médicos e cientistas. As curas, aliás, nunca deixaram de acontecer em Lourdes até hoje.

No dia 18 de janeiro de 1862, Dom Laurence, bispo de Tarbes, deu a declaração oficial proclamando a posição da Igreja diante dos acontecimentos de Lourdes: “Inspirados pela Comissão composta por sábios, doutores e experientes sacerdotes que questionaram a jovem, estudaram os fatos, examinaram tudo e pesaram todas as provas. Chamaram também a ciência, e estavam convencidos de que as aparições são sobrenaturais e divinas, e que por consequência, o que Bernadete viu foi a Santíssima Virgem Maria”.


Mesmo após tantos anos, ainda vemos traços da época: desigualdade, exploração, pobreza, guerras. Neste contexto, Maria nos dirige o mesmo apelo ao nosso duro coração: Oração, penitência e conversão. Sejamos fiéis a Deus.

“Ó Maria, concebida sem pecado original, rogai por nós que recorremos a vós”.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Histórias do Papa Francisco

O Papa Francisco pegou uma cadeira para o Guarda Suíço, porque ele estava de pé à noite toda. E também ofereceu pão e presunto. 
Aconteceu ano passado, em 2013. O Papa Francisco saía de manhazinha do seu apartamento na Casa Santa Marta, onde continua morando, quando viu no corredor e bem na frente da porta do seu apartamento um guarda suíço.
O Papa perguntou o que fazia ali e se ele tinha ficado acordado a noite toda.
_ "Sim", respondeu o guarda.
_”De pé?” Perguntou o Papa Francisco. _”Você não está cansado?”
 _"É meu dever, Sua Santidade, para sua segurança."
Papa Francisco olhou para ele, voltou para o seu apartamento, e depois de alguns minutos voltou com uma cadeira entre as mãos.
_ “Pelo menos agora sente-se e descanse!” - disse fraternalmente o Papa Francsico.
O guarda ciente do seu dever respondeu confuso:
_ "Desculpe-me Sua Santidade, mas não posso sentar-me em serviço, as regras não permitem"
_ "As regras?” disse Francisco.
_"Sim, meu capitão, Sua Santidade...", respondeu o guarda.
Então o Papa carinhosamente respondeu: 
_"Bem, mas eu sou o Papa e lhe peço que se assente."
Pouco depois, o Papa retornou ao seu apartamento e voltou trazendo pão e presunto, que entregou ao coitado do guarda suíço, para se alimentar, e este já não sabia o que fazer...
- Bom proveito, meu irmão... disse-lhe o Papa,  deixando o guarda sentado e comendo o seu sanduiche...
“Poderoso é quem descobre a significância dos gestos. A espontaneidade da fraternidade sempre questiona nossos gestos pequenos...”

Fontes:

Escola Vivencial do Cursilho Samonte

Formação continuada, pois "só amamos aquilo que conhecemos"

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

São Paulo - Uma Vida Nova

Por Rafael Rezende,


Irmãos e irmãs cursilhistas, povo amado de Deus, já se inicia um novo ano, e trazemos em nossos corações pensamentos novos, diferentes, com perspectivas boas para o ano que se inicia, deixar que Deus haja em nós com sua graça, nos iluminando, fortalecendo, transformando, nos enriquecendo em seu amor. 


Assim foi São Paulo, que passou por essa profunda transformação que repercutiu em seu modo de agir. A partir da sua experiência pessoal, chegou a afirmar que, “se alguém esta em cristo, é nova criatura”, e acrescentou, “as coisas antigas passaram, eis que uma realidade nova apareceu” (2cor 5,17). Ser “nova criatura” significa olhar a si mesmo, o mundo as outras pessoas de maneira diferente, positivamente, como parte do projeto de Deus, que deseja vida para todos.


Como é bom iniciarmos o ano lembrando de São Paulo, um homem que trabalhou, lutou, andou por vários lugares anunciando a palavra de Deus, anunciando Jesus. 

São Paulo recebeu com certeza varias “graças” e a maior delas com certeza foi seu encontro com Jesus Cristo. Foi Jesus que fez Paulo mudar sua historia de vida, deste encontro ele percebeu que o centro de tudo era o Cristo que morreu numa cruz por amor ao seu povo e ressuscitou. Paulo descobriu uma riqueza enorme os “dons” que Deus havia lhe dado gratuitamente e que tinha por finalidade ser compartilhados com as outras pessoas.


De fato a “graça” dada a ele não era estéril, a “graça” recebida em sua vida era fecunda em ações a favor dos demais, em obras, em benefícios do bem comum, que chamamos de evangelização.


São Paulo tinha em si uma grande convicção, e chegou á dizer “Não pregamos a nós mesmos, mas Jesus Cristo, O Senhor”. (2cor 4,5). A partir desta fé, sua ação missionária se desenvolveu nos grandes centros urbanos da época, como as cidades de Corinto, Filipos, Tessalônica e Éfeso. Com certeza São Paulo é para nós cursilhistas e todo povo cristão, este grande exemplo de vida e anuncio do evangelho de cristo, e que neste ano que se inicia nos espelhemos na sua historia de vida e santidade.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Para Refletir

Por Biga,

É 2014, mais um ano que começa. Penso: como vai ser este ano? Tudo é tão difícil; a convivência na família, no trabalho, na rua, na comunidade. Fio preocupada e triste, mas é preciso, nossa cidade com buracos e lixo por todo lado, e tantas coisas que nos deixam deixam tristes da uma vontade de chutar o balde.

É 2014 e esperamos que Jesus faça uma lavagem em nossos corações, que o Espirito Santo de Deus nos ilumine para que possamos encontrar meios de vencer essas coisas e outras mais, pois fazemos parte de uma geração que ama e respeita a família e a cidade, por isso sofremos muito e queremos, merecemos e podemos fazer algo para melhorar.

Mas para isso aconteça é preciso mudanças, começando por nós mesmos, nossa família, nosso ambiente de trabalho, sendo exemplo para nossas criança e jovens.

Orações, amor, lealdade, fraternidade e compromisso uns com os outros é o que Jesus nos convida a viver todos os dias. Ele quer nossa felicidade e como isso pode acontecer? Devemos buscar a Eucaristia e a leitura da Bíblia. Buscar a felicidade é partilhar com os outros, é ser útil, é crescer juntos. Para ter uma boa qualidade de vida devemos evitar bebidas, lugares polêmicos e promíscuos, não sujar nossas ruas com lixo, vandalismos. Reconhecer e corrigir erros, falar do amor e da bondade infinita de Deus para os outros.

Deus precisa ser anunciado e lembrado a todo o momento. Assim, podemos nos transformar e dar as nossas crianças, aos nossos jovens e velhos um mundo melhor.

Nós cristãos temos que buscar a Deus em primeiro lugar e depois passar para os outros, com transparência e um verdadeiro testemunho cristão

Vamos em busca da felicidade, da paz, da alegria e de um mundo melhor. Tenhamos certeza de que com Deus, tudo que é para melhor se concretizará.

Fiquem com Deus.

Um fraterno beijo da Biga.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Nossas Equipes 2014

"Homens do mundo no coração da Igreja. Homens da Igreja no coração do mundo".


Cristo conta com você...


Família Decolores - Setor de Santo .Antº. do Monte


Vice-Coordenadores 2014

Pré Cursilho

Cursilho 3 Dias

Escola Vivencial
Equipe do Jornal "O 4º Dia"

Contabilidade



Pós Cursilho Jovem

Organização de Eventos

Ação Social

Representante dos Jovens

Folclore

Secretários

Viagem à Aparecida do Norte

Pós Cursilho




... E nós contamos com a Tua Graça!

Decolores!


Palavra do Coordenador Fevereiro 2014

Por Dinho e Maria do Carmo,


Caros Amigos e irmãos em Cristo!


Estamos aqui pela primeira vez para falar-lhes do amor e do enorme carinho que temos por esse movimento. Temos quase 15 anos de Cursilho e procuramos estar presentes em quase tudo que o Movimento nos ofereceu durante esses anos. E estamos mais felizes ainda pela receptividade que tivemos ao formar nossas equipes de trabalho. Vocês serão peças fundamentais para que possamos chegar ao final do ano e dizer: nosso esforço valeu a pena!

Tudo nos favorece, pois em primeiro lugar estamos no ano da Graça e temos certeza  que Deus nunca não nos desamparará, temos ainda pastores que estão sempre ao nosso lado atendendo nossas reivindicações, pessoas que procuramos para nos orientar em deter minadas situações e que não medem esforços em nos atender.

Por isso só temos a agradecer a todos e dizer que contem também conosco!

Que muitas bênçãos e graças sejam derramadas sobre todos nós, Deus abençoe a todos!

                                                                                   Um grande abraço!