terça-feira, 15 de novembro de 2011

Afinal, o que é ser Cristão?


               Me deparo por vezes diante da seguinte indagação: O QUE É SER CRISTÃO?
E é interessante, quando observo que no contexto geral do Cristianismo atual, pessoas se confrontam, correm de um lado a outro, contestam-se, tentam de todas as formas abraçarem uma perfeição inatingível e muitas vezes, não conseguem dar o primeiro passo para ser verdadeiramente, um Cristão.
Então, torna-se muito mais fácil e cômodo criticar as atitudes de terceiros, do que observar seus próprios atos e/ou atitudes, onde no quesito “ser Cristão”, esquece-se de si mesmo e o foco se torna “observar os demais” e apontar os seus erros.  Acertos? Acabam por passar desapercebidos, e, quando levemente notados, nada mais são do que “você não faz mais do que sua obrigação”.
Bíblia em sua perfeição nos diz: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo” (I Coríntios 11:28). Isto é para ser aplicado todos os dias! É imprescindível que examinemo-nos a cada instante, cada atitude nossa, cada comportamento, cada ação.
Fomos criados para adorar àquele que é digno de toda a honra, glória e louvor por toda a eternidade, ou seja,  Deus! Para isto devemos nos dirigir ao Teu Santo Templo, com o intuito de adorá-lo e pedir as suas Graças, e então, saímos repletos de bênçãos!!! Ele nos ama incondicionalmente.
Ser Cristão, então, é ter uma vida literalmente transformada por Cristo, ter a nossa personalidade moldada pelo Espírito Santo de Deus, desejando ter o caráter de Cristo.
É ter uma vida pautada no Evangelho de Jesus Cristo.
Deus nos abençoe a todos!
                                                                         Com carinho e oração,
                                                                                                                      Ricardo e Simone.

Palavra do Coordenador - Mês de agosto

Como estão vivendo os pais na atualidade?
Nos anos anteriores, próximos das décadas de cinqüenta, sessenta e até setenta, a preocupação dos pais era a de ter uma família numerosa, quatro, cinco, seis filhos sem ter que preocupar muito com o que os filhos iriam encontrar no futuro. A partir da década de setenta, as famílias foram reduzindo ao ponto de casais não querer ter filhos pela grande dificuldade de criação.
Antes a grande dificuldade dos pais, era dar o sustento necessário e educação para os filhos, devido à grande crise econômica que o país viveu no passado, vejo hoje, que a grande dificuldade dos pais é livrar seus filhos do mal caminho. A pressão maior é fazer que os filhos tenham um bom caráter diante de um mundo cheio de coisas sem valor. A pressão maior é educar seu filho para não ser um traficante, um descrente, um viciado, um corrupto...
Quanto mais cresce o poder econômico, mais cresce o poder desonesto, daqueles que não querem ter responsabilidade com a sociedade. É preciso que nós pais tenhamos pulso forte para enfrentar esta situação e sair desta pressão que está assolando todas as famílias.
Aproveito o momento e mando o meu abraço a todos os pais Cursilhistas. PARABENS PELO SEU DIA, QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!  Delci e Luxinha

Nos ombros do meu pai eu aprendi que a vida pode ser maravilhosa



                  A comemoração do dia dos pais se aproxima e não pude deixar de escrever sobre uma palestra que assisti. A rede de televisão Canção Nova, transmitiu a palestra de Daniel Godri intitulada: Nos Ombros do Meu Pai Eu Aprendi que a Vida Pode ser Maravilhosa. Com toda sua eloquência, Daniel mostrou a importância e o valor da paternidade responsável.
As lições são aprendidas não no calor de uma mensagem, mas com aplicações reais na vida.
Os pais não devem brigar na frente dos filhos, não devem ser agressivos.
A infância é um momento único, e uma infância bem vivida, é garantia de jovens maduros e seguros.
 A vida não é construída de uma hora para outra, a personalidade de uma criança é moldada nos detalhes. Na presença transformadora e motivada. Godri pelo testemunho apresentado mostra que a melhor herança que um pai pode deixar para seu filho, são as lições de amor, respeito e obediência a Deus vivenciados no dia a dia. De forma simples   mostra a seriedade das lições aprendidas na infância. Evidencia, portanto a graça e a responsabilidade de se ser pai. A importância da presença do pai na vida do filho como moldador de um caráter eterno e como alicerce frente as dificuldades

Qual seria o seu pedido?

Qual seria o seu pedido se você pudesse fazer apenas um?
Constantemente nos deparamos com a nítida sensação de que apenas uma coisa seria capaz de satisfazer todos os desejos do nosso coração, e quem sabe talvez, resolver todos os nossos problemas.
Em diversas situações nosso pensamento divaga e quantas vezes não sonhamos acordados, pensando que a única solução seria exatamente aquilo que não temos: dinheiro, saúde, sorte, amor e poder. As necessidades são tantas e variam de pessoa para pessoa, mas sempre voltam para o nosso egoísmo.
Por que nosso pensamento está sempre focado naquilo que nos não temos, e porque sempre nos negamos a possibilidade de nos satisfazermos com aquilo que temos?
O ser humano é um ser de projeto, calcado em necessidades que nem sempre são suas, mas que de uma forma ou outra são impostas pela sociedade. Queremos fazer parte, queremos pertencer ao grupo.
Nossas cabeças estão tão confusas,  que se hoje nos fosse perguntado: Qual seria o seu pedido se você pudesse fazer apenas um? Nossa resposta talvez não mudasse o rumo da história, mas apenas o nosso rumo. Estamos tão focados com a necessidade de felicidade a qualquer custo, que dificilmente responderíamos: _ a paz mundial; o fim da miséria; trabalho justo com salário digno; o fim de todas as doenças.
Responderíamos apenas: um bom trabalho, com salário digno, a paz na minha casa; nunca mais ter doenças. Os mais generosos talvez dissessem assim: trabalhos com salários dignos para mim, meus familiares e meus amigos; a paz para aqueles que eu amo; e fim das doenças em minha família.
Mas quando perguntamos: qual seria o seu desejo se pudesse ser apenas um? Não limitamos quantas pessoas poderiam ser beneficiadas. Nossos corações infelizmente, possuem um egoísmo gritante. O que falta em cada um de nós para conseguirmos a santidade? Pode parecer uma simples frase, mas eu acredito realmente que nos falta o sentimento de coletividade. Porque nós ainda somos o centro de tudo, e aí fica mais fácil dizer eu, e aqueles que estão ao meu redor.
Nossa redoma nos protege, e nos oprime. Sejamos aquilo que Deus espera de nós; deixemos de lado nossas limitações e imperfeições e lutemos contra nossos instintos, rumo à Santidade Transformadora.

Mês Vocacional

   
                  O mês de agosto como vocacional foi indicado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB – em 1981, na sua 19ª Assembléia Geral. Em 1983, reforçando esta caminhada, foi celebrado em todo o Brasil um Ano Vocacional. O objetivo principal foi o de instituir um tempo, o mês de agosto, voltado prioritariamente para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios. A Igreja, cumprindo a ordem de Jesus, deve rezar ao Senhor da Messe para que envie operários para a “sua messe”. A nova evangelização necessita de muitos e qualificados evangelizadores: cristãos e cristãs leigos comprometidos, consagrados e consagradas totalmente doados ao Reino, ministros ordenados que sejam verdadeiros pastores e sinais de comunhão e unidade do povo de Deus.
Primeiro Domingo: Dia do Padre.  Ao padre – pai – compete ser sinal da unidade de todo o povo de Deus, contribuindo, pela caridade pastoral, para a edificação e o crescimento da comunidade, de forma que ela seja cada vez mais evangelizadora, missionária e fortalecida.
Segundo Domingo: Dia dos Pais. Um dia para a família; o dia dos pais. A família é chamada por Deus a ser pai, a ser mãe, a gerar vida, a ser testemunhas do amor e da fraternidade. Nossa vocação é a da inclusão de todos em uma família, que seja fraterna, justa, solidária, missionária, bem como evangelizadora para todos.
Terceiro Domingo: Dia da Vida Religiosa.  Um dia para a vida religiosa. Quando nos referimos à vida religiosa temos presente os homens e mulheres que vivendo em comunidade, buscam a perfeição pessoal e assumem a missão própria do seu Instituto, Ordem ou Congregação. Com eles vamos formar a grande comunidade, que é a Igreja, em sua missão de evangelização.
Quarto Domingo: Dia dos Catequistas. Um dia para os catequistas e os ministérios leigos. Eles são, por vocação e missão, os grandes educadores da fé na comunidade cristã. Junto com eles, e tendo-os como símbolo e referência, recordamos hoje também todos os que na comunidade e na sociedade assumem ministérios e serviços.
Vale a pena oferecer a própria vida por Cristo, a serviço de Seu Reino de Amor e de Paz!                                                                                                                                                  Joseane Couto

Resumo da Ultréia—Mês de Agosto


                  Nada melhor para fortalecer nossa fé do que os momentos de confraternização. No dia 02 de agosto de 2011, foi realizada a Ultréia Festiva, comemorando o dia dos pais. Nossos queridos cursilhistas: Alexandre, Ana Maria, Carla e Luciene apresentaram de forma exemplar porque o amor supera barreiras, transforma vidas e transmite contornos bem definidos.
                  A importância e a santidade na atividade paterna foram demonstradas; cada um com suas experiências individuais de igual modo motivadoras.

JMJ—2011

                  Sabemos que a  Jornada Mundial da Juventude foi criada pelo Papa João Paulo II em 1985, e consiste numa reunião de dezenas de milhares de pessoas católicas, sobretudo jovens.
                  A Jornada Mundial da Juventude foi sediada em Roma - Itália (1986), Buenos Aires - Argentina (1987), Santiago de Compostela - Espanha (1989), Czestochowa - Polônia (1991), Denver - Estados Unidos (1993), Manila - Filipinas (1995), Paris - França (1997), Roma - Itália (2000, Jubileu), Toronto - Canadá (2002), Colônia - Alemanha (2005) e Sidney - Austrália (2008). 
O evento aconteceu de 16 a 21 de agosto em Madri, na Espanha reunindo mais de 2 milhões de jovens de 170 países.
É com grande alegria que posso afirmar, eu participei. Acredito que a JMJ foi realizada entre o limite da prudência e da ousadia, rompendo fronteiras e nos permitindo crer: Ainda Somos Fortes!
Seis dias muito marcantes por diversos motivos:  1) Muita gente, muita gente e muita gente. Imagine caminhar por ruas com milhares de pessoas. Imagine as filas para comida. 2) Um calor intenso (as temperaturas registraram entre 32º e 48º.)
Mas o mais interessante é que isso não fazia importância, não alterava o humor, ou os ânimos de quem participava. A fé e força de vontade, eram maiores.
Madri estava pronta para receber essa quantidade de peregrinos, o sistema de metro era fantástico. Centenas de atividades culturais gratuitas.
Os paroquianos ofereciam ajuda nas ruas. A cidade estava limpa e aconchegante.
A diversidade católica parecia não existir. Cada um em sua língua professava o mesmo credo.
O grito da juventude era o mesmo: Benedictus . Um coro forte e cheio de jovialidade.
Não sei se somos o único País que chama o Papa como Bento XVI, mas lá fora o nome que ecoava era Benedictus.
Quantas e quantas vezes ouvimos o grito: “Esta ES La Juventud Del Papa”. Mas o que é ser: Juventude do Papa? É ter um Cristianismo maduro e responsável, mas com a força da juventude.
Nosso querido Papa fez a consagração dos jovens do mundo inteiro ao Coração de Jesus: “(...) com ardente oração, eu os consagro ao vosso Coração, para que, enraizados e edificados em Vós, sejam sempre vossos, na vida e na morte. Que jamais se separem de Vós (…)”

Fomos a todo momento tratados como amigos, nos sentimos queridos e amados.

O anúncio foi feito: JMJ 2013 no Rio de Janeiro. A Cruz da JMJ 2013 e Ícone de Nossa Senhora chegam ao Brasil em setembro

Conclusões: é duro, mas vale a pena, e com a Graça de Deus, em 2013, um pouco menos jovem, quero sim participar.

Abraços Decolores.
Geizilaine Camila



Quando preferimos ser Judas


                  Muitas das vezes tentei encontrar o termo certo para me expressar em relação ao que sinto em relação aos cristãos, nós cristãos. Tenho visto pessoas editando vídeos do Pe. Léo no YOUTUBE (sobre a história da cachoeira) fazendo-o afirmar que ser católico é ruim. Vejo pessoas como as personagens da atual novela das 21h (antigamente das “oito”) querendo o mal da outra por não suportar se sentir inferior, vejo pessoas com pedras nas mãos enquanto percebo que ao Cristo bastou poucas palavras para demovê-los de algo tão ruim.
Canso de ver pessoas chorarem, se assustarem ao ver o filme PAIXÃO DE CRISTO de Mel Gibson e 5 minutos após terem deixado a sala de projeção largar a preocupação e postura cristã. Vejo rostos convertidos, mas vejo gestos desprezíveis, porque muitas vezes cultivamos o Judas e não agimos nem amamos conforme o Cristo.
Experimente ouvir a música HUMANO DEMAIS e HUMANO AMOR DE DEUS do Pe. Fábio de Melo. Na primeira consta nossa realidade, na segunda o que muitos preferem não fazer: acolher.
Insistimos em não ver estradas em ruas que aparentam não ter saída. Insistimos em devolver ao crucifixo aquele que vivo está. Insistimos em ser humanos, mesmo tendo a oportunidade de experienciar o divino.
Retomemos nossos compromissos batismais. Confirmemos este na Crisma. Coloquemo-nos em prática em nossas vidas. Diga sim ao amor de Deus, aja conforme Jesus ensinara. Somos humanos,
corruptíveis, mas podemos vencer esta condição com Deus!
Fiquem em paz!
Catequista Bruno Velasco

Resumo da Ultréia do Mês de Setembro

A Ultréia do mês de setembro, realizada pelo São Lucas, teve como mensageiro nosso querido pároco Padre Adelson. Através de uma bela mensagem sobre as Alianças entre Deus e os homens podemos relembrar o quanto Deus nos ama e se mantém fiel às Suas promessas. O criador do Céu e da Terra é aquele que mantém fielmente a aliança com seu povo e que faz de tudo para nos manter unidos a Ele. Todas as vezes que a aliança entre Deus e os homens foi quebrada, foi por causa de erros humanos. Deus em uma infinita vontade de nos ver felizes mostra seu projeto de amor e nos apresenta suas leis, de modo que o seguimento delas nos leva à felicidade. A revelação do Decálogo é dada entre a proposta da Aliança e a sua conclusão, depois que o povo se compromete a seguir e cumprir a palavra de Deus. Desobedecer a Lei é quebrar a aliança com Deus. Mas nosso Pai, cheio de misericórdia, ainda nos concede a salvação, através de Seu Filho Jesus, que conclui a Nova Aliança, somos perdoados e reconciliados com Deus.

Agradecimento

Irmãos em Cristo.

                  Agradeço a Deus e a todos que vieram à nossa Ultréia Festiva dos Pais. A todos que colaboraram com suas doações, seu trabalho e principalmente com sua presença.
                  Tarefa cumprida.
                  Quando temos ao nosso lado alguém para nos ajudar, tudo fica mais fácil. Sua ajuda foi de grande importância para nós. Deus lhes pague. Sabemos que quando estamos ocupando o nosso lugar aqui na Igreja, na nossa comunidade, no nosso movimento que é o Cursilho, estamos cumprindo nosso dever de cristãos e isso nos faz crescer na fé. Precisamos ser fiéis ao chamado de Deus. Precisamos ocupar nosso lugar.
Se cada um de nós fosse fiel ao nosso compromisso, a gente não sentiria medo e nem sentiria fraco, porque sabemos que cada um de nós tem um lugar no coração de Jesus.
Quando servimos a Deus nós não precisamos de aplauso, mas quando servimos o homem corremos o risco de nos decepcionarmos e até desanimarmos. Deus nos coloca no lugar certo. Por isso devemos ocupar um só lugar, não podemos seguir dois caminhos. São Paulo nos ensinou a combater o bom combate e guardar a fé.
Não podemos ser como Marta, correr atrás de tudo e ficar esquecendo da melhor parte que é Jesus. Precisamos ser como Maria, servir sempre. É por isso que ficamos felizes com participação e as doações que recebemos para o jantar.
Sua presença foi fundamental , nos fez mais fortes na fé e trouxe para nós um ardente ardor missionário. Nos fez felizes e com saudades de quem não estava presente.
Fica aqui nosso abraço decolores.

Deus lhes pague.

Biga e Silvério.
Aparecida e Murilo.

Palavra do Coordenador - Mês de Setembro

Setembro – Mês da Bíblia

É a Palavra de Deus oferecida para mim, para você e para todos os seres humanos.
A Bíblia é o livro mais lido e o menos compreendido, pois se nós compreendêssemos a riqueza, o valor e a profundidade do grande amor de Deus para com o ser humano, nada da maldade que vivemos estaria acontecendo nos dias atuais.
É claro, que, nenhum ser humano está livre de alguma decadência, mas a pessoa que busca a Deus, através da Palavra colocando-a em prática, faz a diferença sim!
É pena que muitos batizados que dizem ser Católicos, ainda não conhecem o poder de Deus através da Leitura da Bíblia, do estudo da Palavra, e infelizmente, quando isso acontece, ficam sujeitos aos outros desejos que tomam conta do seu coração.
Às vezes, eles tem vergonha de carregar a Bíblia, a Palavra de Deus, mas não tem vergonha de exibir uma arma de fogo, um maço de drogas, ou até mesmo uma revista de pornografia, etc.
É claro, ninguém está livre, mas o Cursilhista tem um grande papel a fazer, que é a Evangelização, não podemos parar ou desanimar, pois todos nós conhecemos a Palavra e a Graça recebida da parte de Jesus.
Fique atento, ninguém está livre...

   Um Abraço Delci e Luxinha


SETEMBRO: MÊS DA BÍBLIA



“Tua Palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho!” (Salmo 118,105)

    Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
    A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
    “Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possam crescer na fé e levar uma vida de acordo com esse projeto. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade.
    A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos… Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.
    Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria… Para todas as realidades encontramos textos apropriados.
    Todos nós podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. A Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa; ela deve ser o nosso alimento de cada dia e o sustento para a nossa vida.
Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!
Eliana e Joseane Couto

RESUMO DA ESCOLA



                  No mês de setembro a escola vivencial nos ensinou sobre a Igreja enquanto realidade histórica, vivendo de lutas, vitórias e derrotas. Aprendemos sobre sua expansão e modificação ao longo dos séculos, bem como suas preocupações sociais e interferência com a finalidade de contribuir para a construção de um mundo melhor.

Nossa Senhora Aparecida Porque o título de Padroeira do Brasil?



              
 Em Aparecida, Maria se deixa encontrar nas águas do rio Paraíba do Sul por três pescadores, em 1717, período em que no Brasil Colônia vigorava o regime de escravidão. Ao apanharem em suas redes uma imagem partida – corpo e cabeça – enegrecida por causa da água do rio e das velas acesas em sua honra, os três homens viram no acontecimento uma ajuda especial para a pesca abundante, após várias tentativas em vão.
Entre os muitos milagres atribuídos à intercessão de Nossa Senhora Aparecida, de especial veneração do povo brasileiro. Os devotos logo a cobriram com um manto da cor do céu brasileiro e a cingiram com uma coroa, reconhecendo-a como rainha – a servidora do povo junto de Deus.
Em 1904, no dia 08 de setembro, o Papa Pio X, traduzindo o sentimento do povo e atendendo ao pedido de Dom Joaquim Arcoverde, feito em nome do episcopado brasileiro, autorizou, como era usual na Igreja para imagens e quadros insignes, a coroação solene da imagem de Nossa Senhora Aparecida. No dia 17 de julho de 1930, o Papa Pio XI, atendendo ao pedido dos Bispos brasileiros, assinou o Decreto de Proclamação de Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil.
Em 1931, no dia 16 de julho, na então Capital do Brasil, na
cidade do Rio de Janeiro, o Presidente da República, o senhor Getúlio Vargas, acompanhado de todo o seu Ministério, autoridades diplomáticas, civis, militares e eclesiásticas e de uma grande multidão de fiéis, comemoraram solenemente Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil.
Maria é venerada e amada pelo povo brasileiro, de norte a sul, de leste a oeste e invocada com os mais variados títulos, sendo o título de Nossa Senhora Aparecida – que o povo lhe deu espontaneamente – o mais querido e invocado com mais carinho.
Porque o Brasil, o país mais católico da atualidade não tem direito de ter sua padroeira? Nossa Senhora Aparecida tem sido, para muitos de nosso povo, inspiração de um estilo de vida solidária, fraterna, de atenção e acolhida ao outro, especialmente, aos mais pobres. Sua presença e devoção têm sido um elo de união e de integração entre todas as etnias, e nunca de divisão.
Esporadicamente, aparecem oportunistas e com interesses escusos, questionando o título de “Padroeira do Brasil”, dado pela Igreja a Nossa Senhora Aparecida e acolhido calorosamente
pelo povo brasileiro. A iniciativa de propor à Câmara Federal retirar este título é descabida, pois não foi ela quem o outorgou a Nossa Senhora Aparecida, além de tal proposta ofender o sentimento religioso do povo brasileiro, e em nada contribuir para tornar melhor a vida de nosso povo; antes muito pelo contrario, Nossa Senhora Aparecida é a Rainha e a Padroeira do Brasil por  proclamação da Igreja e do povo brasileiro!

Dom Raymundo
Damasceno Assis

Aniversariantes do Mês de Outubro



01  Jair, Santo Antônio; Letiva, N.S. Fátima
02 Ana Maria, Rainha da Paz
03 Luxinha, N. S. Fátima
04 Rafael S.J. Bosco
06 Jorge Filho N.S. Fátima
07 Edy, S. Lucas
09 Daniel, S. Antônio; Valéria, S. J. Bosco.
11 Edmilson, N. S. Aparecida
13 Leandro A. Rainha da Paz
14 Rodrigo, S. Geraldo
15 Terezinha, S. Geraldo; Alexandre, Rainha da Paz
16 Samira, S. L. Gonzaga; Patrícia Rainha da Paz.
17 Elziane, S. Fátima
21 Wimilce, S. J. Bosco
23 Fernanda, Rainha da Paz
24 Vicente, S. Antônio
26 Camila Oliveira e Marcone, Rainha da Paz.
28 Janete, S. Antônio e Padre Adelson
29 Dalva e Robert, S. Lucas
31 Ana Paula, S.L. Gonzaga

Manuscritos do Mar Morto



                  Os Manuscritos do Mar Morto já estão disponíveis para consulta na internet. Escritos entre os séculos III e I, os Manuscritos incluem o texto bíblico mais antigo de que se tem notícia. Os documentos podem ser encontrados no site do museu de Israel de Jerusalém, no endereço  : dss.collections.imj.org.il
                  O projeto abre para acesso global e gratuito aos cinco pergaminhos digitalizados dos manuscritos de 2.000 anos – considerados uma das maiores descobertas arqueológicas do século passado – ao colocar na rede imagens de alta resolução que são cópias exatas dos originais.
Os manuscritos estão disponíveis nas línguas originais – hebraico, aramaico e grego – e, inicialmente, em tradução para o inglês apenas do manuscrito principal, atribuído a Isaias. A empresa prevê a tradução para o espanhol e outros idiomas. Também é possível realizar buscas no texto (no site do manuscrito ou via Google) e deixar comentários ao ler os manuscritos.
No ano 68 a.C. os textos foram escondidos em 11 cavernas às margens do Mar Morto para serem protegidos durante a invasão do exército romano. Esses documentos não foram descobertos novamente até o ano de 1947, quando um pastor beduíno jogou uma pedra em uma caverna e percebeu que havia algo lá dentro.
Desde 1965, os Manuscritos são mantidos no escuro, em salas climatizadas do Museu de Israel, em Jerusalém, onde somente quatro funcionários especialmente treinados têm autorização para manusear os pergaminhos e papiros. O museu possui oito dos manuscritos, que estão divididos em 30 mil fragmentos, mas ainda existem outros em poder da Autoridade de Antiguidades de Israel e colecionadores particulares.
Fonte: Site Rádio Vaticano


Por que é tão simples desistir?


 

                  O ser humano é um ser de projeto, constantemente voltado para o futuro, amargurado com os erros do passado e com uma certa dose de medo de viver o presente. Diariamente sofremos diversas influências da sociedade. É a integração social mudando nossas estruturas. De fato, a sociedade egóica prevalece; o profundo discurso do eu toma conotações desastrosas. Estamos da fase do “eu”, do “meu”. O sentimento de posse está tão arraigado que se tornou difícil separar aquilo que somos, daquilo que queremos ser e da importância que queremos ter.
Herbert Spencer é considerado o pai do darwinismo social, tendo cunhado a Expressão: “sobrevivência do mais apto”. Estamos diante de um dos grandes problemas da sociologia: “o que mantêm a sociedade unida, quando está se torna complexa?”.  Surge Marx, afirmando ser o homem subjugado pelo ter, afirmando que o capitalismo estupidifica a sociedade. Por meio do materialismo histórico e dialético, Marx desenvolve a idéia do socialismo. Passamos do Durkheim, por Weber, chegamos ao funcionalismo de Talcott Parsons, sem que a sociologia conseguisse uma resposta completa sobre a manutenção da sociedade.
O discurso do eu prevalece, volta e meia retorna. Quantas e quantas vezes ouvimos as afirmações: “eu quero ser feliz”, “eu preciso ser feliz”, “felicidade, desesperadamente”. Por que nos parece tão simples aceitar as afirmações sobre integração social, se simplesmente não temos tempo para atender o nosso irmão. Não há espaço na fé para o discurso do eu. E agora? Por que é tão simples desistir? Por que não vemos o desenvolvimento de uma concepção social baseada não no discurso do eu, mas sim no discurso da solidariedade, onde uns caminhariam de encontro aos outros, sem o extremismo do socialismo.
Nossa vida é muito curta, para perdemos tanto tempo com nossas preocupações absurdas e tão centralizadas na crença da absoluta autonomia. O ser humano não é nada sem a presença de Deus. Não podemos desistir. A fé é a resposta para o fortalecimento da sociedade. O amor ao próximo é a solução para os problemas do mundo.

Cursilhistas



                  Aproveitem este espaço no Jornal o 4º Dia para contar uma história que marcou sua vida ou dar um testemunho.
                  Eu hoje quero parabenizar as equipes: Pré e Pós Jovens. Que Lindo!
                  Achei brilhante a união das Equipes. Unidos até o fim. Isso nos deixou muito felizes.
                  Que Jesus continue abençoando estes jovens e que o amor deles seja cada vez mais eficaz, prontos para servir ao próximo e nossa igreja.
                  Podem ter certeza, vocês nos deram um grande exemplo de compromisso e união. Parabéns! Só quem participou pôde ver as preocupações, mas, em cada rosto, a gente via também amor e muita alegria. Por isso queremos pedir a Deus que continue abençoando vocês e suas famílias, para que, todos continuem no nosso meio, trazendo alegria para todos nós.
Cristo conta com cada um de vocês e nós também.
Abraços, Decolores da Equipe de Eventos.

Biga e Silvério.

Ensinar é Preciso



                  Que maravilha das mãos que descobriram o dom de ensinar. Que belos os olhos de quem aprendeu a enxergar o outro com amor sincero. Que aprenderam a ver qualidades até então desconhecidas, naquele que nem sabia que tinha valor.
                  Um bom professor tem o dom de modificar histórias, de construir futuros brilhantes e de demonstrar que é possível.
Um bom professor sabe que defeitos podem ser contornados. Sabe perceber quando o aluno tem dificuldades, quando precisa de apoio.
Tenho a graça de dizer que faço parte do grupo de pessoas que teve bons professores, que perceberam meu potencial, que souberam explorar minhas virtudes e a lidar com as minhas peculiaridades.
Ensinar é preciso _ Temos tantas coisas para aprender e o educador é aquele que tem o dom de transmitir com facilidade aquilo que levou tempo para aprender.
Educador somos todos nós, que possuímos algo de fantástico em nossas limitações: somos nós pais, filhos, catequistas, padres, professoras e tantos outros.
Como diria Pascal: “Ninguém é tão ignorante que não tenha algo a ensinar. Ninguém é tão sábio que não tenha algo a aprender.”
Devemos ensinar coisas boas, devemos mostrar como o Cristo Ressuscitado pode sim transformar vidas.
Um grande e fraterno abraço para você querido Professor.

Palavra do Coordenador - Mês de Outubro

A Vez agora é dos jovens Cursilhistas da Paróquia Santo Antônio e São José.
                  Tivemos a alegria de poder estar recepcionando mais uma chegada de grandes talentos jovens, que chegam para somar junto ao Movimento de Cursilho de nossa cidade.
                  É preciso que vocês saibam compartilhar com estes jovens todos os nossos momentos, sejam  de reunião, bem como nas ultréias e na formação vivencial.
                  É missão de todos nós dar orientação e suporte para que estes jovens sejam realmente fermento na massa, à luz do evangelho.
Quero dizer que a vez é dos jovens, porque vejo o movimento do cursilho jovem numa crescente muito grande em nossa cidade.
Observando os trabalhos dos jovens no movimento de Cursilhos, fiquei surpreso com a realização dos trabalhos e responsabilidade deles, mas principalmente, com a alegria que transmitiram para todos nós.
A vez é dos jovens porque está na hora de tê-los na coordenação do movimento. Porque se olharmos os jovens do Cursilho, percebemos que são jovens amadurecidos tanto na fé, como na sua vida pessoal e profissional. É só olhar: temos vários jovens empresários em nossa cidade com sucesso. Sem levar em conta que nos melhores empregos, tem sempre uma cadeira ocupada por um jovem cursilhista.
Por isso que a vez é dos jovens. Que Deus abençoe a todos os cursilhistas e principalmente os jovens.
   Um Abraço Delci e
Luxinha


Maratona Bíblica



Queremos com muita alegria parabenizar a nossa querida
ganhadora Edvânia Cristina Borges Castro que terminou de responder as perguntas no dia 14 de setembro de 2011.
É pelo esforço que o movimento permanece firme.

Jesus é a recompensa em nossas vidas



                 Você já se deparou em algum momento com a seguinte pergunta: “Será que a vida se limita a comer, dormir, trabalhar e repentinamente morrer?”, provavelmente sua resposta será sim.
                 Quantas e quantas vezes nos esquecemos que a vida tem mais para nos oferecer e nos prendemos no consumismo, nos deixamos levar pelo desespero e nos esquecemos da presença salvadora de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Estamos tão preocupados em realizar os diversos papéis de nossas vidas, que constantemente nos pegamos pensando “o que faz essa gente que nunca tem tempo, que nunca é feliz, que sempre se cansa e sempre quer mais?”
Leia o Evangelho de São Lucas, Capítulo 16, 19-31. É ali que conseguimos compreender que o céu é para nós. E que é para lá que os que amam a Deus e ao próximo serão levados, e é para lá que vamos ver e viver com Deus.
É em Cristo que encontramos nossa felicidade sem fim, nosso fim e nossa esperança. É Jesus que nos torna fortes e nos permite continuar a caminhada. É pela fé que somos chamados a mudança transformadora. É pelo sim que somos santificados. Aceitando a Jesus encontramos a recompensa em nossas vidas, na medida que aceitarmos sua presença.
Se Cristo tem tempo para mim, porque eu ainda me nego a ter tempo para ele.
Lembre-se “Ter tempo é questão de preferência”. Encontre seu tempo para Deus.



Acolhida da Cruz e Ícone de Maria


DIOCESE DE LUZ  SETOR JUVENTUDE
BOTE FÉ NA
JUVENTUDE

Acolhida da Cruz da Jornada Mundial da
Juventude e Ícone de Nossa Senhora

Data: 20 de novembro
Horário: 14 horas
Local: Luz

PROGRAMAÇÃO

14h00 – Chegada das caravanas.Momento de animação no Poliesportivo da Escola Padre Parreira.

14h30 – Carreata com a Cruz da JMJ e com o Ícone de Nossa Senhora
Saída do Parque de Exposições - Av. Laerton Paulinelli - Rua Antônio Gomes de Macedo.

15h15 – Acolhida da Cruz na Quadra da Escola Pe. Parreira.
Breve momento de Oração.

15h30 – Início da Caminhada até a Catedral

16h30 – “Testemunho” dos jovens que já foram a outras JMJ
Animação em preparação para a Missa.

17h00 – Celebração da Santa Missa da Solenidade de Cristo Rei.

18h30 – Lanche