domingo, 3 de julho de 2011

Deveres Religiosos




                  Como Jesus escreveu “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o coração, de toda a sua alma e de todo o entendimento” MT 22,37. Todo cristão batizado, tem o dever de seguir os mandamentos de cristo, e trabalhar para que o Reino de Deus aconteça em sua vida e assim com o seu testemunho de vida tocar e transformar os corações dos que o cercam.
                  Dos dez mandamentos que nos deixou, o primeiro é o mais importante, amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, pois como está escrito na Bíblia, fomos criados à sua imagem e semelhança. Cada um de nós tem um papel importante para Deus e para nossos irmãos, não podemos esquecer de ser fermento, sal e luz.
A família é a base de tudo, por isto deve ser ajudada e defendida pelas medidas sociais apropriadas. Quando as famílias não são capazes de desempenhar suas funções, outros organismos sociais como o cursilho tem o dever de ajudá-las e de apoiar a instituição familiar.
Assim todos nós cursilhistas temos o dever de ajudar a defender a família mantendo a igreja viva nos seus corações, ajudar ao próximo, anunciar o evangelho e agir como filhos de Deus, sempre o adorando. Acreditando que fomos presenteados com os dons do Espírito Santo para que nós tornemos pessoas mais santas e firmes na fé.
Não se esqueça de que Deus “conta com você”.

Elziane

Para Refletir



                  A Páscoa é solenemente preparada, tendo inicio na quarta-feira de cinzas. A penitência e o jejum com a oração e a meditação da palavra de Deus, são instrumentos que nos conduzem á plena reconciliação com Deus e os irmãos, levando-nos ao arrependimento e á conversão.
                  Entre o entardecer do sábado e o domingo da ressurreição, celebramos a grande vigília pascal.
                  O “aleluia” e o “gloria” que não são pronunciados ao longo dos 40 dias da Quaresma, ecoam carregados de júbilo, na vigília pascal e na manhã do domingo da ressurreição, pois, como Jesus , passamos do sofrimento para a alegria, da morte para a vida.
O tempo pascal é caminho aberto para á pratica da esperança e da caridade, nele está á força que renova, nele não deve haver mais motivos para as distinções e preconceitos.
A ressurreição abre um novo caminho para estruturas novas, impulsiona a vida para a fraternidade, na base do acolhimento da igual dignidade de todos, da justiça e do direito, na verdade e na paz.
Páscoa é passagem, é caminho aberto para a vida, é percurso em direção ao futuro, por isso não é só por um dia, é para a vida toda, e Cristo Ressuscitado nos convida a segui-lo nesse novo caminho aberto quando diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jô 14,6).
Que nos possamos vivenciar todos os dias de nossa vida, a presença fiel de cristo Jesus em nossas vidas, através da Eucaristia, alimentando-nos do corpo e sangue do cristo ressuscitado, para uma vida plena no amor de Deus.

Um grande abraço Decolores.
Rafael Rezende e Edna  

Processo de beatificação do Papa João Paulo II



                 
28/04/2005 - Bento XVI concedeu dispensa do tempo de cinco anos de espera para o início da Causa de Beatificação e Canonização de João Paulo II.  2/04/2007 - dois anos após a morte, na Basílica de São João de latrão, em Roma, o Cardeal Camillo Ruini declarou concluída a primeira fase diocesana do processo de beatificação de João Paulo II. 1º/04/2009 - os relatos de possíveis milagres pela intercessão do Papa polonês sob avaliação da Congregação para as Causas dos Santos somam mais de 250; 19/12/2009 - com um decreto assinado pelo Papa Bento XVI, são reconhecidas as virtudes heroicas e Wojtyla é proclamado venerável. 21/10/2010 - uma Comissão Médica da Congregação para as Causas dos Santos recebe os Atos da Investigação Canônica, bem como os detalhes das perícias médico-legais, para exame científico. Os peritos, após estudar com o habitual cuidado os testemunhos processuais e toda a documentação, expressam-se favoravelmente quanto à inexplicabilidade científica da cura. 14/12/2010 - os Consultores teólogos, após terem acesso às conclusões médicas, procedem à avaliação teológica do caso e, unanimemente, reconhecem a unicidade, antecedência e caráter coral da invocação destinada ao Servo de Deus João Paulo II, cuja intercessão foi eficaz para a cura prodigiosa.  11/01/2011 - a Sessão Ordinária dos Cardeais e dos Bispos da Congregação para as Causas dos Santos emite unanimemente uma sentença afirmativa sobre a cura milagrosa da Irmã Marie Simon Pierre, como realizada por Deus de modo cientificamente inexplicável, após intercessão do Sumo Pontífice João Paulo II, confiadamente invocado tanto pela curada quanto por muitos outros fiéis.

Curiosidades Biblícas:


1) Quantos andares possuía a arca de Noé? (Gênesis 6,16)
2) Qual a única idade de mulher mencionada na Bíblia? (Gênesis 23, 1).
3) Qual o menor capítulo da Bíblia? (Salmo 117).
4) Davi além de poeta, músico e cantor, possuía a seguinte habilidade? (Amós 6:5).
5) Além de Jesus quais os dois homens que jejuaram 40 dias e 40 noites? ( I Reis 19: 8 e Deut. 9:9).


Mistérios da Vida de Cristo




Muitas coisas que interessam a curiosidade humana acerca de Jesus não figuram no evangelho. Quase nada é dito sobre a vida de Jesus em Nazaré, e mesmo uma grande parte de sua vida pública não é relatada.
O que foi escrito nos evangelhos foi para crerdes que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que crendo, tenhais a via em seu nome(Jo 20,31). Os Evangelhos foram escritos por homens que estiveram entre os primeiros a ter fé e que queriam compartilhá-la com outros. Depois de terem conhecido a fé quem é Jesus puderam ver e fazer ver os traços de seu mistério em toda a sua vida terrestre.
Por meio de seus gestos, de seus milagres, de suas palavras, foi revelado que “Nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”.
Tendo Nosso Senhor se feito homem para cumprir a vontade do Pai, os mínimos traços de seus mistérios  nos manifestam “o amor de Deus por nós”.
Toda a vida de Cristo foi um continuo ensinamento: seus silêncios, seus milagres, seus gestos, sua oração, seu amor ao homem, sua predileção pelos pequenos e pelos pobres, a aceitação do sacrifício total na cruz pela redenção do mundo, sua ressurreição constituem a atuação de sua palavra e o cumprimento da revelação.
Toda a vida de Cristo é revelação do Pai: suas palavras, sua maneira de ser e de falar, Jesus pode dizer:”quem  em vê, vê o Pai”.(Jo.14,9) e o Pai pode dizer: “Este é o meu filho, o eleito, ouvi-o”.(Lc.9,35). Cristo passou por todas as idades de sua vida, restituindo com isto aos com Deus a comunhão com Deus.
Oração supõe um esforço e uma luta contra nós mesmos e contra os embustes do tentador. O embate da oração é inseparável do “combate espiritual” necessário para agir habitualmente segundo o Espírito de Cristo: reza-se como se vive, porque se vive como se reza.
Como o fermento na massa, a novidade do Reino deve levar o mundo pelo Espírito de Cristo:Deve manifestar-se  pela  instauração da justiça, nas relações pessoais e sociais, econômicas e internacionais, sem jamais esquecer que não existe  estrutura justa, sem seres humanos que queiram ser justos.
Feliz Páscoa! Que Cristo ressuscitado permaneça em vossos corações até o fim.

Abraços Decolores.


Isabel

Sacramentos e Sacramentais




              Que é Sacramento? - Do latim “sacramentum”  corresponde a “mysterium”, em  grego. Mistério no sentido de um amor tão grande que não podemos atingir totalmente.
Etimologicamente, é  um termo composto de duas palavras: sacra = que quer dizer coisas sagradas e mentum = é uma flexão do verbo memorare, lembrar. Assim, seria: lembrando coisas sagradas, lembrando o misterioso amor de Deus.
Sacramento é sempre um encontro com Cristo, através de um sinal. Sinal sensível, instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para produzir a graça em nossas almas e santificá-las . CDC ( Cân. 840)
O Concílio de Trento ( 1547) definiu que os Sacramentos são sete.  São sete os sinais do amor. Sete é sinal de perfeição , de união com Deus: 4 ( mundo – quatro pontos cardeais) + 3                                              ( Divino – Trindade)   Jesus é o primeiro e maior Sacramento de Deus. A Igreja é Sacramento de Jesus.
Iniciação Cristã: Batismo ( Mt 28, 19) faz-nos filhos de Deus em Jesus. Confirmação ( lc 24, 29)   – confirma nossa condição de cristão.- Eucaristia: ( Jo 6, 51. 54. 56) – Alimento- Pão da Vida.
Cura: Unção dos Enfermos  ( Tg 5, 14s ) Doença e morte.  Penitência ( Lc 15, 11s ) , ( Mt 16,19)Reconciliação com Deus e irmãos
Serviços: Ordem ( Jo 21, 15-19) – consagra para o serviço á comunidade. Matrimônio – ( Mt 19, 5-6) – Santifica o amor e a família.
Que são Sacramentais?: sinais sagrados instituídos pela Igreja, cujo objetivo é preparar os homens para receber o fruto dos sacramentos e santificar as diferentes circunstâncias da vida. Entre os sacramentais, ocupam lugar destacado as bênção: de pessoas, da mesa, de objetos religiosos e lugares. Compreendem ao mesmo tempo o louvor a Deus por suas obras e seus dons e a intercessão da Igreja, a fim de que os homens possam fazer uso dos dons de Deus segundo o Espírito do Evangelho.


Kelânia.

Por que maio é o mês de Maria?



Padre João Medeiros Filho

                  Já no início da Idade Média, durante o mês de maio, a Igreja começou a venerar Nossa Senhora e passou a homenagear Aquela que é estrela de nossas noites e travessias. E por que a Igreja dedicou à Virgem Mãe de Deus o quinto mês do ano? A Ladainha de Nossa Senhora contém várias invocações que ajudam a compreender esta devoção. Ali invocamos a Mãe de Cristo com alguns títulos importantes: Rosa Mística e Estrela Matutina. A estrela da manhã é o sol, o dia, a aurora. Do Céu, Maria é a luz que brilha e ilumina nossos caminhos.
Nas horas do Ofício Divino, diversas vezes saudamos Maria como Aurora de nossas vidas. No hemisfério norte, maio situa-se em plena primavera, estação das flores, da beleza e da graça. No entanto, vale conhecer as origens desse mês para se compreender melhor a simbologia religiosa. A incursão pela mitologia ajudar-nos-á a reconhecer outras razões da consagração do mês de maio a Nossa Senhora.
Segundo alguns pesquisadores, o calendário romano reformado por Júlio César em 45 A.C. (modificado posteriormente pelo Papa Gregório XIII, daí o nome de calendário gregoriano), dedicava o quinto mês do ano ao deus Apolo (irmão gêmeo de Ártemis), o qual recebeu de Hipérion o sol, a lua e a aurora. São famosos os versos de Byron que lhe são dedicados: deus da vida, da luz e da poesia, o sol em forma humana apresentado. A lenda conta ainda que Apolo matou uma grande serpente, chamada Píton, que atemorizava o povo. Consoante outros estudiosos, o mês de maio era dedicado à deusa Maia, mãe de Hermes, da qual se originaria a palavra maio. De acordo com relatos mitológicos, Maia era a deusa dos campos e das flores. A Igreja, desde as suas origens, em sua sabedoria milenar, parte de símbolos e da cultura dos povos para revelar sua mensagem.
Já o apóstolo Paulo, no Areópago de Atenas, referindo-se ao altar consagrado Ao deus desconhecido, assim se expressou: aquele a quem venerais sem conhecer, é esse que vos anuncio (At 17, 23). Maria é a rosa por excelência, a flor mais bela e mais pura. É a nova Eva, vencedora do pecado e do demônio simbolizados pela serpente. Convém lembrar que a iconografia católica representa a Virgem Maria (Nossa Senhora da Conceição) pisando a cabeça da serpente. Foi Ela quem gerou a luz, o dia, o sol da justiça, que é Cristo. Desta forma, o contexto e o pretexto lendário serviram para revelar virtudes de Nossa Senhora. Atribuiu-se, assim, novo sentido às comemorações de maio, que no catolicismo passa a ser dedicado à Mãe de Deus.

Resumo da Ultréia no mês de Abril




Relançamento do Cursilho

Porque?

                 No mês de abril fomos agraciados com a temática: O relançamento do Cursilho. Uma nova forma de evangelizar sem nos desvirtuarmos do carisma do Cursilho, ganhamos novo ânimo face a urgência de evangelização.  Relembramos a necessidade de renovação e abastecimento, pois precisamos de uma fonte capaz de revigorar nossas energias.
A palavra chave é “mudança”, mudança de vida, de olhar, de comportamento, um relançar, um revitalizar, rejuvenescer e se reinventar.
Não precisamos mudar de movimento, de pastoral, de paróquia, pois compreendemos que a mudança é interior e constante. A fé cresce quando nossa capacidade de amar aumenta. Quando amamos o nosso próximo em sua individualidade somos capazes de transpor barreiras e evangelizar, pois só assim seremos verdadeiros discípulos missionários.

Santo do Mês



Santa Rita de Cássia
                 
                  Santa Rita de Cássia nasceu em 22 de maio de 1381, em Rocca  Porena ,um pequeno povoado de Cascia na Itália . Filha de Antônio Mancini e Amata Serri, Seu nascimento foi um grande milagre, pois seus pais já eram de idade. Eles eram analfabetos, mas deram a ela uma grande formação religiosa. Para Rita seu único livro era o crucifixo.
                  Rita sempre quis consagrar sua vida a Deus, porém seus pais lhe arranjaram um casamento. Obediente, como sempre, ela seguiu a vontade dos pais. Seu marido era violento e envolvido em crimes.  Teve dois filhos. Estes, depois do assassinato do pai alimentaram uma vingança. Sabendo disso, Rita rezou pedindo que não queria que seus filhos  se perdessem. Em menos de um ano eles adoeceram e morreram.
Sozinha no mundo, Rita decidiu entrar no mosteiro de Santa Maria Madalena, mas não foi aceita. Um dia, em profunda oração, foi levada pelos santos: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau Tolentino para dentro do convento. Ao amanhecer, as religiosas agostinianas ficaram estupefatas ao verem Rita, na capela do convento, rezando, sendo que a porta estava fechada. Diante disso, Rita foi aceita no convento.
La foi testada sua obediência tendo regar um galho seco, que numa manha havia se convertido em uma videira com flores e deu uvas que se usaram para o vinho sacramental. Desde este dia segue dando uvas.
 Rita meditava e exercitava-se na contemplação dos mistérios da Paixão e Morte de Jesus; a tanto chegou o seu amor na consideração das dores de Jesus que, um dia, prostrada aos pés do Crucificado, pediu amorosamente ao Senhor que lhe fizesse sentir um pouco daquela imensa dor que Ele havia sofrido pregado na cruz.
     Da coroa que cingia a cabeça da imagem do Redentor, desprendeu-se um espinho, que se cravou na fronte da Santa. Por causa  do mau cheiro de sua estigma ficou isolada por 15 anos. Nesse período redobrou suas orações adorações e jejuns.
Um fato marcante   de sua vida é a realização  do milagre das rosas e figos, tão conhecido dos devotos de Santa Rita. Santa Rita conheceu o sofrimento e em tudo cresceu em caridade e confiança em Deus.
Rita faleceu no mesmo dia e mês em que nasceu,  com  76 anos de idade. Seu corpo inexplicavelmente permanece intacto até hoje, no Santuário de Santa Rita em Cascia, na Itália.
Foi canonizada - declarada santa - pelo Papa Leão XIII, em 1900. Muitos fatos extraordinários e milagres de Deus são atribuídos à intercessão de Santa Rita, conhecida como a santa dos impossíveis (do livro: Santa Rita de Cássia - Luíz de Marchi - Ed. Paulus - 126 p.).
Não existem livros, cartas ou diários escritos por Santa Rita. A sua mensagem provém de sua vida simples e heroica. Santa Rita é uma grande evangelizadora. Ela não anuncia a si mesma, mas o Senhor Jesus e a força do seu Mistério Pascal de cruz e Ressurreição.

Marcelo José de Melo

.