quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Mistérios da Vida de Cristo


Filho Eterno de Deus

                 Cristo é o primogênito entre muitos irmãos. É o Filho eterno de Deus conforme a trindade. Não há senão um só Deus, e Ele é reconhecido como Pai pelos que, mediante a fé em seu Filho único, renasceram dele pela água e pelo Espírito. Retomando a expressão de São João ("O Verbo se fez carne" Jo 1,14), a Igreja denomina "Encarnação" o fato de Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação. Em um hino atestado por São Paulo, a Igreja canta o mistério da Encarnação: Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus: Ele tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fl 2,5-8).
A verdade é que Cristo é o caminho para o Pai, pois o  coração assim decidido a se converter aprende a orar na fé. A fé é uma adesão filial a Deus, acima daquilo que sentimos e compreendemos. Tomou-se possível porque o Filho bem-amado nos abre as portas para o Pai. O Filho é a Palavra definitiva do Pai, de sorte que depois dele não haverá outra Revelação. Sejamos a exemplo de Cristo verdadeiros filhos de Deus.

Dica de Música:

Eu e minha casa Serviremos
ao Senhor
Padre Jonas Abib

Deus não quer nos condenar
Quer de nós uma decisão
Para o nosso bem: Para nos salvar
Pergunta hoje então:
A quem você quer servir?
Eu e minha casa serviremos ao Senhor (bis)
O pecado quer nos dominar
E Deus quer nos Santificar
È preciso decidir
Ser de Deus não me enganar
A quem você quer servir?
Eu e minha casa serviremos ao Senhor

Apresentação de Jesus no Templo

  A Igreja celebra no dia 2 de fevereiro a festa da Apresentação de Jesus no Templo. O Catecismo da Igreja explica este momento importante na vida do Menino Jesus: “A apresentação de Jesus no Templo mostra-o como o Primogênito pertencente ao Senhor. Com Simeão e Ana, é toda a espera de Israel que vem ao encontro de seu Salvador. Jesus é reconhecido como o Messias tão esperado, “Luz das nações” e “Glória de Israel”, mas também “sinal de contradição”. A espada de dor predita a Maria anuncia esta outra oblação, perfeita e única, da Cruz, que dará a salvação que Deus “preparou diante de todos os povos”. (§529) 
O Papa João Paulo II  fez uma bela Catequese sobre este tema em 14/12/1996: 1) “No episódio da apresentação de Jesus no Templo, São Lucas ressalta o destino messiânico de Jesus. Objetivo imediato da viagem da Sagrada Família, de Belém a Jerusalém, é, segundo o texto lucano, o cumprimento da Lei: (Lc. 2, 22-24).Com este gesto, Maria e José manifestam o propósito de obedecer fielmente à vontade de Deus, rejeitando qualquer forma de privilégio.Induzida pela sua pobreza a oferecer rolas ou pombinhas, Maria dá na realidade o verdadeiro Cordeiro, que deverá redimir a humanidade, antecipando com o seu gesto quanto era prefigurado nas ofertas rituais da Antiga Lei. 

Legião de Maria

Sob o título de Associação de Nossa  Senhora da Misericórdia, no dia 07 de setembro de 1921,   foi  lançada a semente da Legião de Maria por Frank Duff.  Os participantes aceitaram  a incumbência de visitas aos pacientes pobres do Hospital da União, que ficava próximo.  Foi este encontro que marcou a semente e o modelo  de  centenas de milhares, mesmo milhões de outras  reuniões, realizadas em cada continente nas seis décadas  seguintes. 
Segundo Frank Duff “Era bem depois da meia-noite, e eu estava pensando em ir para a cama. Em meu gabinete, estava um belo quadro de Nossa Senhora.  Fiquei em frente a  ele, olhando-o, e em minha mente, veio a expressão: “Legião de Maria”. O  Termo “Legião” abriu novos horizontes na mente do fundador.  Grande admirador das  Legiões militares romanas, via a  Legião de Maria como um exército  destinado a  estabelecer o Reino de Deus no mundo inteiro.  O Exército de  Maria usaria a “espada do Espírito”, a Palavra de Deus, para substituir as armas brutais dos soldados romanos. 
No período inicial, o movimento era visto com reservas até mesmo por setores do clero, e Frank Duff encontrou muitas resistências. Após dois anos do início das atividades do Concílio Vaticano II, o Papa Paulo VI convidou Frank Duff para participar como observador Leigo.  “O Concílio Vaticano II elevou, para novas alturas, a relação de Maria na Igreja”, declara ele em “A Mulher no Gênesis”, uma série de ensaios escritos depois do Concílio.    Citando o oitavo capítulo da  Constituição da  Igreja (Lumem Gentium) que explica integralmente o papel  de Maria, ele  escreveu: “Maria é inseparável da Igreja. Você não pode eliminá-La e,  ao mesmo tempo, deixar a Igreja intacta. Cessaria de ser  Igreja Católica”.
Fonte: Site Página Oriente.

Leitura Orante

Leitura  Orante da Palavra de Deus LECTIO DIVINA

A Bíblia é o Livro da Palavra de Deus, que contém a mensagem da redenção Divina à humanidade. Sua leitura serve de inspiração em todas as circunstancias da vida.
                 A Leitura Orante da Bíblia – Lectio Divina – é uma forma simples de encontrar o Senhor, através da reflexão e da oração baseadas nas Escrituras. eé o melhor meio de que dispomos para conhecimento mais vivencial da Palavra de Deus. Para isso, basta, num lugar tranqüilo, através de um exercício de concentração, colocar-se na presença de Deus, numa atitude de Fé, e pedir-lhe a Graça de uma boa oração.
Eis os quatros passos da Leitura Orante da Bíblia:
1. LEITURA (Lectio): É o primeiro passo para se conhecer e amar a Palavra de Deus. Leia devagar e com muita atenção o texto Bíblico e responda a pergunta: O QUE O TEXTO DIZ?
2. MEDITAÇÃO (Meditatio): É o segundo passo da Leitura Orante. A meditação deve atualizar o texto e traze-lo para dentro da nossa vida e realidade. Saboreie com calma a frase que mais lhe falou ao coração e responda a pergunta: O QUE O TEXTO ME DIZ?
3. ORAÇÃO (Oratio): Converse com Deus, o que você através da leitura e da meditação descobriu, o sentido, com ele se compreendeu e assimilou para sua vida. Reze a partir da Palavra de Deus e responda a pergunta: O QUE O TEXTO ME LEVA A DIZER A DEUS?
COMTEMPLAÇÃO-AÇÃO (Comteplatio): Este quarto passo consiste em enxergar, saborear e agir! Agora é o momento de observar os efeitos desta Palavra sobre você. Procure ver a realidade com novos olhos e responda a pergunta: O QUE VEJO MELHOR E VOU FAZER?
DECOLORES!
Colaboração Eloísa Neves
Leia mais em: www.padrereginaldomanzotti.org.br/artigos

Maria - Modelo de Santidade


A fé move os seres humanos a falar das coisas de Deus. Assim aconteceu com os pastores ao encontrarem-se com uma família pobre nos arredores de Belém. A manifestação de Deus na humanidade através da família de Nazaré, Maria e José. Maria revelação de Deus, revelação da mulher, modelo de santidade, intercessora. Veneramos Maria como Aquela em que Deus manifestou de modo completo seu plano de amor. É essa mesma fé que vê Maria associada, desde o momento do anúncio da concepção de seu filho Jesus em toda sua vida.
Maria toma parte ativa e intensiva na sorte e no destino de Jesus, por isso participa também na obra da libertação.
Por isso, precisamos de Tua graça para amar e Tua palavra para cantar, Teu silêncio para ouvir e de Tua coragem para não desistir, de Teu olhar para nos animar, de Teu perdão para reconciliar e de Tua presença para perseverar.

Com as bênçãos de Maria nossa Mãe, sejamos perseverantes na caminhada de fé neste 2011.

Ivone Santos Oliveira

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Deveres Religiosos



Dever de ajudar e
defender a família
                 Segundo a citação do Santo Papa João Paulo II – “ a salvação da humanidade e do mundo passa pela família” - devemos nos preocupar em cuidar bem das nossas famílias para termos um mundo melhor.
                 Vivemos em uma sociedade consumista em todos os sentidos e nós, cristãos, temos a obrigação, social e moral, de proteger e alimentar as famílias com os preceitos que evitarão que as mesmas sucumbam as imoralidades próprias deste tempo.
Muitos problemas pelos quais as famílias passam são obrigações do Estado de resolvê-los que na maioria das vezes mostra-se inerte,  incompetente e ineficaz para tal.
Então, os pais que são os primeiros responsáveis pela educação e formação da família devem tomar a responsabilidade para si e ensinarem  respeito, sinceridade e serviço desinteressado aos irmãos necessitados.
Como cristãos comprometidos missionários  que somos, cabe a nós tomarmos atitudes concretas disseminando uma doutrina de proteção as famílias, dando-lhes amparo em suas necessidades, seja de informações, suporte psicológico, apoio material e humano.          Enfim, sempre que se mostrarem reféns de problemas e conflitos sociais, sem êxito em suas resoluções, devemos agir.
Paz e bem a todos os irmãos DECOLORES!
                                                                                                                                                
                                                                                                                          Simone Brasil

Maria - Modelo de Santidade



  A fé move os seres humanos a falar das coisas de Deus. Assim aconteceu com os pastores ao encontrarem-se com uma família pobre nos arredores de Belém. A manifestação de Deus na humanidade através da família de Nazaré, Maria e José. Maria revelação de Deus, revelação da mulher, modelo de santidade, intercessora. Veneramos Maria como Aquela em que Deus manifestou de modo completo seu plano de amor. É essa mesma fé que vê Maria associada, desde o momento do anúncio da concepção de seu filho Jesus em toda sua vida.
Maria toma parte ativa e intensiva na sorte e no destino de Jesus, por isso participa também na obra da libertação.
Por isso, precisamos de Tua graça para amar e Tua palavra para cantar, Teu silêncio para ouvir e de Tua coragem para não desistir, de Teu olhar para nos animar, de Teu perdão para reconciliar e de Tua presença para perseverar.

Com as bênçãos de Maria nossa Mãe, sejamos perseverantes na caminhada de fé neste 2011.

Ivone Santos Oliveira

Mistérios da Vida de Cristo


Filho Eterno de Deus
                 Cristo é o primogênito entre muitos irmãos. É o Filho eterno de Deus conforme a trindade. Não há senão um só Deus, e Ele é reconhecido como Pai pelos que, mediante a fé em seu Filho único, renasceram dele pela água e pelo Espírito. Retomando a expressão de São João ("O Verbo se fez carne" Jo 1,14), a Igreja denomina "Encarnação" o fato de Filho de Deus ter assumido uma natureza humana para realizar nela a nossa salvação. Em um hino atestado por São Paulo, a Igreja canta o mistério da Encarnação: Tende em vós o mesmo sentimento de Cristo Jesus: Ele tinha a condição divina, e não considerou o ser igual a Deus como algo a que se apegar ciosamente. Mas esvaziou-se a si mesmo, assumiu a condição de servo, tomando a semelhança humana. E, achado em figura de homem, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz! (Fl 2,5-8).
A verdade é que Cristo é o caminho para o Pai, pois o  coração assim decidido a se converter aprende a orar na fé. A fé é uma adesão filial a Deus, acima daquilo que sentimos e compreendemos. Tomou-se possível porque o Filho bem-amado nos abre as portas para o Pai. O Filho é a Palavra definitiva do Pai, de sorte que depois dele não haverá outra Revelação. Sejamos a exemplo de Cristo verdadeiros filhos de Deus.

Mulheres na Bíblia Sara


                 A Bíblia nos diz, em Gênesis (12:11) que Sara era uma mulher formosa à vista. Mas ela, além de ter a beleza física, também tinha um espírito muito bonito, pois ela era leal, correta, submissa à seu esposo Abraão.
                 Esta obediência rendeu-lhe em algumas ocasiões, momento de sofrimento e desesperança.
                 Em determinado momento, Abraão e Sara tiveram que abandonar tudo _ sua terra, seus familiares, a casa do pai _ e seguir para uma terra que o Senhor lhes prometeu _ O Egito.
Por causa de sua beleza, Sara foi desejada por faraó que a colocou como mais uma no seu harém. Ela sofreu muito e pensou que talvez nunca mais visse Abraão, mas por causa de sua grande fé, esperou que o Senhor e saiu vitoriosa.
Deus havia prometido a Abraão que ele teria um filho com Sara e dessa promessa nasceu Isacc.
Sara cuja nome significa “princesa”, foi um exemplo de mulher submissa, leal, temente a Deus e cuja fé a colocou na galeria dos heróis da fé encontrado em Hebreus.
Assim como Sara, devemos confiar no Deus que cuida de nós, que nos ama e tem preparado o melhor para as nossas vidas. Abraços Decolores, Algarete.

Jornal o 4º dia - Mês de fevereiro

Nós, da Equipe do Jornal o 4º dia pedimos desculpas por todas as falhas ocorridas na edição do mês de fevereiro.