sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Cortar o tempo



Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.
Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.
Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra diante vai ser diferente.
Que 2011 seja um ano de realizações, orações, perseverança e compromisso.
Vamos juntos seguir e servir a Deus. 

AMOR E SALVAÇÃO DONS DE DEUS PARA O HOMEM - A revelação que eterniza nossa existência


Jesus é o Filho predileto do Pai, afirma São Lucas na Sagrada Escritura, exortando-nos: escutai-O. ( Lc 9, 35).  O Redentor, veio ao mundo para nos revelar o Amor incondicional do Pai por nós, e nos dar a garantia da Salvação.
Toda iniciativa da redenção consiste na certeza de que Deus nos amou primeiro e nos enviou seu Filho como vítima de propriação pelos nossos pecados. (1 Jo 4, 10), resultando a grande reconciliação de Deus com o mundo através de Cristo.
 Como atualizar o Mistério do amor de Deus para com a humanidade? – Através da Igreja. A Igreja é a continuação de Cristo no mundo.  É Sacramento de Salvação, instrumento da comunhão de Deus e dos homens, é o Corpo de Cristo que se edifica num só Templo do Espírito Santo que é a esperança do Amor de Deus derramado nos nossos corações. Sabemos que a salvação só vem de Deus. Mas a Igreja é nossa Mãe e educadora da nossa fé.
A nossa reposta ao Amor de Deus se concretiza através da oração sincera, comprometida e constante. A oração, formada pela vida litúrgica, vai haurir tudo no amor com que fomos amados em Cristo e que nos dá a graça de correspondê-Lo.
O amor é a fonte da oração; quem bebe dessa fonte atinge o louvor, a adoração, o diálogo com Deus o júbilo de glorificar a Deus rezando sempre: “ Amo-Vos, Senhor, e a única graça que Vos peço é a de Vos amar eternamente”.                                                                   
Fonte: CIC          
Vivamos nosso DECOLORES unidos a Cristo - Jesus .

Angelus de Bento XVI na Solenidade da Epifania do Senhor



Quinta-feira, 06 de janeiro de 2011
                 Queridos irmãos e irmãs! Celebramos hoje a Epifania, a manifestação de Jesus a todos os povos, representados pelos Magos, que chegaram a Belém do Oriente para honrar ao Rei dos Judeus, cujo nascimento haviam conhecido através do despontar de uma nova estrela no céu (cf. Mt 2,1-12). Com efeito, antes da chegada dos Magos, o conhecimento desse evento não ultrapassava o círculo familiar: não mais que Maria e José, e provavelmente outros parentes, e era conhecido pelos pastores de Belém, os quais, ao ouvirem o alegre anúncio, haviam acorrido para ver o menino enquanto ainda estava na manjedoura. A vinda do Messias, o esperado das nações predito pelos Profetas, permanecia assim, inicialmente, no escondimento. Até que, precisamente, chegaram a Jerusalém aqueles misteriosos personagens, os magos, a pedir notícias sobre o "rei dos Judeus", nascido há pouco. Obviamente, tratando-se de um rei, seguiram para o palácio real, onde residia Herodes. Mas esse não sabia nada de tal nascimento e, muito preocupado, convocou prontamente os sacerdotes e os escribas, os quais, com base na célebre profecia de Miqueias (cf. 5,1), afirmaram que o Messias devia nascer em Belém. E, de fato, partindo naquela direção, os Magos viram de novo a estrela, que lhes guiou ao lugar onde se encontrava Jesus. Ali chegando, prostraram-se e adoraram-no, oferecendo dons simbólicos: ouro, incenso e mirra. Eis a epifania, a manifestação: a vinda e a adoração dos Magos é o primeiro sinal da singular identidade do filho de Deus, que é também filho da Virgem Maria. A partir dali, começou a propagar-se a pergunta que acompanhará toda a vida de Cristo, e que, de vários modos, atravessa os séculos:
quem é esse Jesus?

Queridos amigos, esta é a pergunta que a Igreja deseja suscitar no coração de todos os homens: quem é Jesus? Essa é a ânsia espiritual que impele a missão da Igreja: fazer conhecer Jesus, o seu Evangelho, para que todo o homem possa descobrir em seu rosto humano o rosto de Deus, e ser iluminado pelo seu mistério de amor. A Epifania prenuncia a abertura universal da Igreja, o seu chamado a evangelizar todos os povos. No entanto, a Epifania diz-nos também de que modo a Igreja realiza essa missão: refletindo a luz de
Cristo e anunciando a sua Palavra. Os cristãos são chamados a imitar o serviço que fez a estrela para os Magos. Devemos resplandecer como filhos da luz, para atrair todos à beleza do Reino de Deus. E a quantos buscam a verdade, devemos oferecer a Palavra de Deus, que leva a reconhecer em Jesus "o verdadeiro Deus e a vida eterna" (1 Jo 5,20).

Mais uma vez, sentimos em nós um profundo reconhecimento por Maria, a Mãe de Jesus. Ela é a imagem perfeita da Igreja que dá ao mundo a luz de Cristo: é a Estrela da evangelização. "
Respice Stellam", diz-nos São Bernardo: olha a Estrela, tu que vais em busca da verdade e da paz; dirige o olhar a Maria, e Ela te mostrará Jesus, luz para o homem e para todos os povos.



NOSSA SENHORA DE FOURVIÈRE


                 As perseguições contra os cristãos começaram em Lyon sob Marco Aurélio, tendo sido martirizado são Pothin, primeiro bispo de Lyon e apóstolo das Gálias, com a idade de 90 anos, juntamente com muitos outros cristãos, entre os quais santo Irineu e santa Blandina. Mas a fé tornou-se, depois dessas dolorosas provações, mais firme e mais forte.
                 No século IX, em uma capela dedicada a Nossa Senhora, tem sua origem o título Nossa Senhora de Fourvière, por ter sido a capela construída, em parte, com materiais provenientes do fórum construído por Trajano, cujo nome, no decorrer dos séculos, tinha-se transformado em "Fourvière".
Por ocasião da peste de 1643, fizeram os habitantes de Lyon o voto de ir em peregrinação, anualmente, no dia 8 de setembro, ao santuário de Fourvière, "para conseguir de Nossa Senhora uma proteção especial para sua cidade".

Deveres Religiosos


Dever de agir
como filho de Deus
                 Este é o grande presente que ganhamos do Pai do céu. O de sermos chamados filhos de Deus, herdeiros do Reino. E nesta relação de Pai  e filho precisamos a cada dia nos renovarmos no Seu Santo Espírito, vida nova a cada dia, buscando com um desejo incansável de cada vez mais nos tornarmos semelhantes a Ele. Se Ele nos chama a sermos seus filhos temos de responder ou melhor corresponder e comportar-nos como tal. Ter um coração manso, humilde sensível, amoroso ou seja; deixar transparecer a marca de Deus em nós através de nossas ações para que no final de nossa corrida mereçamos a coroa da vitória como nos diz nosso irmão São Paulo Apóstolo.


Exemplo de Vida


                 O café da manhã que mamãe preparava era maravilhoso! Embora fôssemos uma família humilde, minha mãe sempre preparava com muito carinho a primeira refeição do dia. Tudo feito com simplicidade. Ao acordar, naquela manhã, quando retornei da 'lua-de-mel', para ir ao trabalho, pensei que encontraria a mesa posta, o café da manhã preparado. Como estava acostumado com a casa da mamãe, pensei que acordaria com aquele gostoso cheirinho que vinha sempre da cozinha lá de casa.

                
Olhei para o lado e vi minha esposa, dormindo profundamente. Raspei a garganta, fiz barulho tentando acordá-la. Nada! Fui para o trabalho irritado, de barriga vazia. O local do trabalho ficava a uns cinco minutos do nosso apartamento. Ao me sentar à mesa de trabalho, sentindo a estômago roncar, abri a Bíblia no seguinte trecho: “O que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles” (Lc. 6:31).

Disse pra mim mesmo: “O Senhor não precisa dizer mais nada”. Lá pelas nove horas da manhã, hora em que se podia tirar alguns minutos para o café, dei um jeito de ir até o apartamento, não sem antes passar em uma padaria e comprar algumas guloseimas. Preparei o café da manhã e levei na cama.

Estamos para completar Bodas de Prata. Continuo repetindo esse gesto todos os dias. E com muito amor! Estou longe de ser um bom marido, mas a cada dia me esforço ao máximo...
Para Refletir
1) Que gestos demonstram seu amor e carinho para com as pessoas de sua família?
2) Que atitudes de sua parte estão fazendo falta para que sua família possa ser mais unida, harmoniosa e feliz?

Na construção da família, constatamos muitos gestos de amor e cuidado: horas de carinho, horas de entrega, horas de trabalho e sacrifício, horas de compreensão, de perdão e de misericórdia. Que nos saibamos nos preparar para sermos filhos amados de Deus e sermos como a família de Nazaré.

Aborto


                 O quinto mandamento da lei de Deus nos proíbe claramente de tirar a vida de alguém, o que inclui cometer aborto ou ainda cooperar com o ato. O inciso § 2272 do catecismo da Igreja Católica nos diz: “A vida humana deve ser respeitada e protegida de maneira absoluta a partir do momento da concepção. Desde o primeiro momento de sua existência, o ser humano deve ter reconhecidos os seus direitos de pessoa, entre os quais o direito inviolável de todo ser inocente à vida.”
                Deus em todo momento nos mostra o quanto somos importantes para Ele, na Bíblia temos várias passagens que reafirmam isso: “Antes mesmo de te formares no ventre materno, eu te conheci; antes que saísses do seio, eu te consagrei (Jr 1,5)”. “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. (Jo 10, 10)”. Qualquer ato contra a vida além de ser um crime, é também um desrespeito ao amor de Deus por nós, que nos confia o nobre encargo de preservá-la, tarefa essa que deve ser exercida de maneira digna. Por isso a vida deve ser protegida com o máximo cuidado desde a concepção até seu fim natural.
                Temos várias histórias reais que nos mostram o arrependimento e o sofrimento causado por esse ato, tanto na pessoa que o pratica quanto na sociedade, que sofre ao perder os valores que a mantém sólida. Relembrando ainda a história de Papa João II, na época que sua mãe engravidou dele, estava proibida de ter filhos. Diante de uma gravidez de altíssimo risco, onde iriam morrer mãe e filho na concepção médica, a solução para ela seria o aborto. Mas ela optou pela vida, no seio materno não conseguiu destruir uma inocente vida que estava para nascer. Assim ela nos trouxe nosso querido Papa da vida, da família, dos jovens, enfim, sob tantos títulos, ele foi essa pessoa maravilhosa que, através de seus atos, conseguiu fazer do mundo um lugar um pouco melhor, deu esperança às pessoas, fez muitos de nós acreditar que é possível viver dignamente os valores de Jesus. Preservar a vida é um ato mais que bonito, é um dever para todo cristão! A vida é uma dádiva de Deus! Acredite na vida, seja feliz e viva bem!

Mulheres na Bíblia, Eva, a primeira mulher

                  Queridos (as) irmãos (ãs) cursilhistas; a palavra de Deus nos apresenta em Gêneses 2,21-25 a criação da Eva ou Virago (tomada de um varão), como companheira de Adão, o primeiro homem.
                 Esta primeira mulher, tirada de uma das costelas de Adão, teve papel preponderante na historia da criação.
                 Sua união com Adão justifica-se a atração mútua entre homem e mulher e é um convite a união matrimonial, na atmosfera de um amor indissolúvel. Deus confia a Eva uma dupla função: auxiliar e complementar o homem, do qual ela foi tirada. Dotada de beleza e de muitas virtudes, ela vivia as delicias do paraíso até que se deixou seduzir pelo encanto a desobediência a Deus pecado), conduzida pelo fascínio de “ser igual a Deus”. É por ela, Eva, que o pecado entra no mundo e afasta a criatura do seu criador.
                 Essa primeira mulher, mãe de todos os viventes, em seu livre arbítrio, permitiu que de sua vontade de “ser igual a Deus” se rompesse o elo de amor eterno entre o Criador e suas criatura. Além de se condenar, arrastou consigo Adão.
                 Afastando-se de Deus, sentiram-se nús (vazios).
                 E nós, herdeiros desta primeira mulher, continuamos a viver na desobediência a Deus e a levar outros conosco, ou já permitimos que o conhecimento da verdade, que é Jesus, seja nosso caminho e nossa vida? Pense nisso!

Os Sacramentos e as Sacramentais


Jesus Cristo, hoje glorificado e ao lado direito do Pai, como Ele mesmo já havia anunciado, continua agindo em nossa vida e nos comunicando sua Graça através dos sete Sacramentos, que Ele mesmo instituiu e confiou à Igreja.
Os Sacramentos são sinais sensíveis e visíveis que nos concedem a vida divina. São eles: Batismo, Eucaristia e Crisma (sacramentos de iniciação Cristã); Penitência e Unção dos enfermos (sacramentos da cura); Ordem e Matrimônio (sacramentos ao serviço da comunhão e da missão). Pode-se perceber que eles tocam todas as etapas importantes da vida cristã.
Através do Batismo somos reconhecidos como Filhos de Deus e confirmamos essa nossa vontade com o sacramento do Crisma. A Eucaristia é nosso alimento espiritual, que nos fortalece e garante a vida, e a Penitência é o modo como nos reconciliamos com o Pai quando nos afastamos de sua Graça por causa do pecado. A Unção dos Enfermos nos cura e liberta das enfermidades do corpo e da alma. O matrimônio dá ao homem e à mulher uma íntima comunhão de vida e de amor entre eles, de modo que já não são dois, mas uma só carne. E a Ordem é o sacramento graças ao qual a missão confiada por Cristo aos seus Apóstolos continua a ser exercida na Igreja.
Já os Sacramentais, instituídos pela Igreja, são sinais sagrados pelos quais somos preparados para receber o fruto dos sacramentos e ter santificadas várias circunstâncias de nossa vida. Os sacramentais não conferem a Graça do Espírito Santo assim como os Sacramentos, mas pela oração da Igreja nos preparam para recebê-la. Entre os sacramentais, encontram-se primeiramente as bênçãos, que são louvores a Deus e orações para obter seus dons, as consagrações de pessoas e as dedicações de coisas para o culto a Deus.
Jesus em sua infinita bondade e misericórdia, não querendo nos deixar sem Seu amparo, deixou-nos os sacramentos de modo que assim, estivéssemos em íntima comunhão com Ele.


Maria, Nova Eva



          Depois da queda, o homem não foi abandonado por DEUS ao contrário ele o chama e lhe anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal.            Essa passagem do (Gn) foi chamada de “Proto Evangelho” por ser o primeiro anuncio do Messias, a tradição cristã vê nesta passagem um anuncio do  “Novo Adão” que por sua obediência até a morte de cruz” (FL2.8).
        Numerosos padres e doutores da igreja, vêem na mulher anunciada no Proto Evangelho  Maria a  Nova Eva”  e por que Nova Eva?  Simples, ela está repleta do favor divino, a Mãe de Cristo,  ela que foi beneficiada da vitória sobre o pecado, ela foi preservada de toda a mancha do pecado original conquistada por Cristo.
      Maria Santa Mãe da igreja cujo nome profético significa: Mãe da vida ou dos viventes.    Vê-se, pois, que a mulher de (Ap12) é a mulher como tal, na sua função especifica da maternidade, já designada pelo nome de EVA.      No Proto Evangelho Gn3.15, “Porei ódio entre ti e a mulher, entre tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirá o calcanhar”.
    O senhor DEUS quis colocar a mulher, e não o homem, como protagonista mais remota da obra da redenção; ela é a fonte ou a origem da linhagem donde sai o Messias e a vitória do Bem sobre o Mal: e nas entranhas da Mulher agraciada por DEUS ou cumuladas dos favores divinos que está escondida a salvação da humanidade.
 Fonte: curso de Mariologia -D.Estevão Bettencourt, e Catecismo da Igreja Católica cap.IV410/411.

Mistérios da vida de Cristo - Cristo e o Espírito Santo

                 Jesus ao entregar seu espírito nas mãos do Pai, ressuscitado dos mortos pela Glória do Pai, sopra o Espírito Santo sobre os discípulos e a partir desta hora, a missão de Cristo e do Espírito passa a ser missão da Igreja, “Como o Pai me enviou, também, eu vos envio”.
Por ser o Espírito Santo a unção de Cristo, é Cristo, a cabeça do corpo, que o difunde em seus membros, para alimentá-los, curá-los, organizá-los em suas funções mútuas, vivificá-los, enviá-los a testemunhar, associá-los à sua oferta ao Pai e à sua intercessão pelo mundo inteiro.
A plenitude do Espírito não devia ser apenas do Messias, devia ser comunicada a todo o povo messiânico e os apóstolos repletos do Espírito Santo começam a proclamar “as maravilhas de Deus”, os que creram na pregação apostólica e que se fizeram batizar também receberam o dom do Espírito Santo.
O Espírito Santo e a Igreja cooperam para manifestar o Cristo e sua obra de salvação na liturgia, principalmente na Eucaristia, a liturgia é memorial do Mistério da Salvação.
A epíclese (invocação sobre) é a intercessão na qual o sacerdote suplica ao Pai que envie o Espírito Santificador para que as oferendas se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo, e para que ao recebê-los os fiéis, se tornem eles mesmos uma oferenda viva a Deus.
O poder transformador do Espírito Santo na liturgia apressa a vinda do Reino e a consumação do Mistério da Salvação, o Espírito Santo dá a vida aos que o acolhem e constitui para eles, desde já, “o penhor “ de sua herança.

Nós Somos Católicos


Nossa família é feita de todas as raças.
Nós somos jovens e velhos, ricos e pobres, homens e mulheres, pecadores e Santos.
Nossa família se difundiu pelos séculos e pelo mundo.
Fundamos orfanatos e ajudamos os pobres.
Abrimos hospitais para cuidar dos doentes.
Somos a maior organização de ajuda do planeta, trazendo alívio e conforto para aqueles que precisam.
Nós educamos mais crianças do que qualquer outra Instituição educativa ou
religiosa.
Nós defendemos a dignidade de toda a vida humana e preservamos o casamento e a Família.
Cidades receberam os nomes de nossos venerados Santos.
Somos transformados pela Sagrada Escritura que nos tem guiado firmemente por mais de dois mil anos...
Nós somos... A IGREJA CATÓLICA!
Por séculos nós temos rezado por VOCÊ sempre que celebramos a Missa.
Tivemos uma linha de pastores guiando a Igreja Católica com Amor e verdade, num mundo confuso e doloroso pra se Viver.
E nesse mundo cheio de caos, dificuldades e dor, é reconfortante saber que algumas coisas permanecem coerentes,
verdadeiras e fortes.
Nossa Fé Católica e o eterno Amor que Deus tem por toda a criação.
Nossa Família é unida em Jesus Cristo, Nosso Senhor e Salvador.
NÓS SOMOS CATÓLICOS!


Fonte: Rede Aparecida de Comunicação. www.a12.com

Você Conhece: São Josemariá Escrivá


                 Nasceu em 1902, em Barbastro, Espanha é o segundo de seis irmãos, e desde pequeno viveu costumes cristãos como a confissão e a comunhão frequentes, a recitação do terço e a esmola.
       Em 1918, sentiu que Deus queria algo dele, mesmo não sabendo do que se tratava. Decidiu entregar-se completamente a Deus, fazendo-se sacerdote. Em 1925 recebeu o sacramento da Ordem.
       Em Madri, em 2 de outubro de 1928, durante um retiro espiritual, Deus fez-lhe ver a missão à qual o havia destinado: nesse dia nasceu o Opus Dei. A missão específica do Opus Dei é promover, entre homens e mulheres de todos os âmbitos da sociedade um compromisso pessoal de seguir a Cristo, de amor a Deus e ao próximo e de procura da santidade na vida cotidiana.
      Entre esse ano 1950, o Opus Dei recebeu várias aprovações pontifícias de Roma, por impulso direto do fundador, o Opus Dei foi-se estendendo paulatinamente para trinta países dos cinco continentes, entre 1946 e 1975. Durante o Concílio Vaticano II (1962-1965), o fundador do Opus Dei manteve uma relação intensa e constante com numerosos Padres conciliares. Alguns dos temas que formam o núcleo do magistério conciliar foram frequente objeto de suas conversas, como por exemplo, a doutrina sobre a chamada universal à santidade ou sobre a função dos leigos na missão da Igreja.
       Faleceu em Roma, no dia 26 de junho de 1975. Em 6 de outubro de 2002, na Praça de São Pedro, aconteceu a canonização de Josemaría Escrivã.  Na homilia, João Paulo II destacou que o novo santo, “compreendeu claramente que a missão dos batizados consiste em elevar a Cruz de Cristo sobre todas as realidades humanas”. “Realmente é um grande ideal o vosso, que desde o início antecipou-se à teologia do laicato, que depois caracterizou a Igreja do Concílio e do pós-Concílio. Essa é a mensagem e a espiritualidade do Opus Dei: viver unidos a Deus no meio do mundo, em qualquer situação, cada um lutando para ser melhor com a ajuda da graça, e dando a conhecer Jesus Cristo com o testemunho da sua própria vida”. Opus Dei, provem do latino e significa "Obra de  Deus.
                                                                                                   
Fonte: http://www.escrivaworks.org.br/doc/sao_josemaria.htm